quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Semana Acadêmica de Letras trata da Técnica e da Educação Vocal - URI Campus Erechim

Semana Acadêmica de Letras trata da
Técnica e da Educação Vocal
URI-Erechim

A programação do segundo dia da Semana Acadêmica de Letras da URI Erechim, na terça-feira, 25, iniciou à tarde, com uma oficina de “Atividades Vivenciais para o Ensino de Língua e Literatura”, ministrada pela professora Elaine Ribeiro, da URI Erechim.

À noite, ocorreram uma oficina sobre técnica vocal e um painel sobre educação vocal. Na oficina sobre “Técnica Vocal – Arte na Expressão Oral”, o maestro do Coral da URI, Marcio Buzatto, interagiu com os presentes fazendo exercícios de técnicas vocais.

No painel “Educação Vocal”, coordenado pela professora Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa, do Curso de Letras, o médico otorrinolaringologista Sílvio Roberto Smaniotto e a fonoaudióloga Magali Adam, analisaram vários aspectos relacionados à prática da voz. Destacaram as patologias vocais e os cuidados para uma manutenção saudável da voz. “A nossa voz é um cartão de visita, uma digital. Ela é única e não existe uma voz igual a outra. Por isso, também a importância de tratar bem a voz”, lembraram os painelistas. Também chamaram atenção para o cuidado com a saúde, evitando cigarro, bebidas e demais substâncias nocivas que se refletem diretamente na qualidade da voz.

No hall de entrada do Salão de Atos o público pode conferir até sexta-feira, 28, a exposição cultural sobre “Mandalas Decorativas”, da artista plástica Lucimar Favero.



Postado em: 26/09/2012, acesse a notícia diretamente no site da URI:

terça-feira, 11 de setembro de 2012

ARAÚJO VIANNA REABRE COM GRANDES NOMES DA MÚSICA GAÚCHA - Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS

ARAÚJO VIANNA REABRE COM 
GRANDES NOMES DA MÚSICA GAÚCHA
  Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, no dia 21 de outubro de 2012
Foto: João Freitas/OPUS Promoções
 
O Auditório Araújo Vianna volta ao convívio da comunidade cultural da cidade. A reabertura acontece no dia 20 de setembro, às 18h, com um show coletivo e gratuito envolvendo grandes nomes da música da cidade. Este espetáculo vai reunir figuras marcantes da cena musical gaúcha ligadas ao auditório dos anos 60 até hoje, representando a MPG, Música Popular Gaúcha, a vertente Pop-Rock, além de uma representação do puro Samba de Porto Alegre.
            São eles: Antônio Villeroy, Bebeto Alves, Carlinhos Carneiro, Charles Master, Cláudio Heinz e Júlia Barth (Replicantes), Edu K, Elaine Geissler, Gelson Oliveira, Gloria Oliveira, Grupo Bom Partido, Hermes Aquino, Hique Gómez, Júlio Reny, King Jim, Nei Van Soria, Nelson Coelho de Castro, Nico Nicolaiewsky, Pas-de-Deux do Samba, Raul Ellwanger, Renan Ludwig, Tiago Ferraz, Tonho Crocco, Wander Wildner, Wilson Ney, Zé Caradípia e Elisa Furtado.
Estes músicos representam a explosão da música popular feita no Rio Grande do Sul, a partir da década de 70, com os Concertos “Vivendo a Vida de Lee”, organizados na época pela Rádio Continental 1120. Também o sucesso do rock brasileiro dos anos 80 será lembrado neste espetáculo, assim como a comunidade do samba estará presente.
Esta reabertura é fruto da parceria público-privada entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Opus Promoções, com patrocínio master da Operadora Oi e patrocínio especial da Vonpar e do Grupo Zaffari.
A Opus Promoções, detentora de 75% do calendário anual do espaço pelo período de dez anos, vai gerir o espaço em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, compondo um conselho gestor com participação paritária entre os dois parceiros. Os 91 dias anuais de programação da Prefeitura terão atrações a preços populares ou mesmo gratuitos. Já estão confirmados o cantor e compositor Tom Zé, no dia 3 de outubro; no dia 14 um espetáculo de dança; no dia 21, Concertos Comunitários Zaffari (Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS) e um especial no dia 2 de dezembro em comemoração ao Dia Nacional do Samba.
A programação da Opus abre no dia 22 de setembro com Maria Rita cantando Elis Regina, e segue com nomes como Paulinho da Viola, Roupa Nova e muitos outros.


Paulo Moreira
Assessoria de Imprensa
Coordenação de Música
Secretaria Municipal da Cultura
tel. (51) 3289 8119 – 9995-9729
e-mail: cm@smc.prefpoa.com.br
site: www.portoalegre.rs.gov.br/smc
Endereço: Centro Cultural Usina do Gasômetro
Av. Pres. João Goulart, 551, sala 606 - 6º andar.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Concertos Comunitários Zaffari no Teatro Feevale 07/09/2012. Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS


          
TEATRO FEEVALE  - NOVO HAMBURGO/RS
07/SET/2012 (sexta) às 16h     
Entrada franca

CORAL E ORQUESTRA FILARMÔNICA 
DA PUCRS
 
"Concertos Comunitários Zaffari - 25 Anos"
ADRIANA DE ALMEIDA Soprano     MARCELLO VANNUCCI Tenor

Participação do BALLET CONCERTO

Regência de MARCIO BUZATTO

Obras de Puccini, Dvorak, Wunderlich, Beethoven, entre outros.