sábado, 24 de maio de 2014

Música Brasileira - Instrumental na Sobremesa Musical 11/06/2014



ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
apresenta:

Música Brasileira - Instrumental

"DA BOSSA NOVA AO SAMBA"


Jézer Silva, trompete


João Carlos Ribeiro, trompete-flügelhorn


Leandro Rodrigues, trompa


O Projeto "Sobremesa Musical" traz no dia 11 de junho um repertório exclusivo de música brasileira da melhor qualidade: "Da Bossa Nova ao Samba", contando com a participação dos solistas: Jézer Santos (trompete), João Carlos Ribeiro (flügelhorn/trompete) e Leandro Rodrigues (trompa). A Orquestra Filarmônica da PUCRS tem a regência do maestro Marcio Buzatto e é um dos grupos  do Instituto de Cultura da PUCRS. Com entrada sempre franca, a Sobremesa Musical convida você a degustar meia hora de boa música todas as quartas-feiras, após o almoço. 



Orquestra Filarmônica da PUCRS

Jézer Santos, trompete
João Carlos Ribeiro, flügelhorn
Leandro Rodrigues, trompa

Regência: Marcio Buzatto


Data: 11 de junho de 2014 (quarta-feira)
Hora: 13h
Loca: Átrio do Prédio 9 da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681. Porto Alegre/RS)



Entrada Sempre Franca

Foto: Bruno Todeschini


sábado, 10 de maio de 2014

Metallica-Apocalyptica-Pink Floyd na Sobremesa Musical - OFPUCRS - 21/05/2014 - 13h - PUCRS


ESPECIAL

"METALLICA, APOCALYPTICA
e PINK FLOYD"
Foto: Raphael Seabra

ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
Regência: Marcio Buzatto

No repertório alguns dos maiores sucessos das bandas Metallica, Apocalyptica
e Pink Floyd, em arranjos orquestrais especialmente feitos 
para a Orquestra Filarmônica da PUCRS
Foto: Bruno Todeschini


Data: 21 de maio de 2014 (quarta-feira)
Hora: 13h
Local: Átrio do Prédio 9 da PUCRS. (Av. Ipiranga 6681, Porto Alegre/RS)


Entrada Sempre Franca


quinta-feira, 8 de maio de 2014

CONCERTOS PUCRS com o tema "Musicais - Canções Memoráveis" dia 28 de maio de 2014


CONCERTOS PUCRS 2014
apresenta

"Musicais - Canções Memoráveis"
Foto: Bruno Todeschini


ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS


Hevelyn Costa, soprano
Daniel Germano, baixo/barítono

Regência: Marcio Buzatto

Data: 28 de maio de 2014 (quarta-feira)
Hora: 18h30min
Local: Salão de Atos da PUCRS. Prédio 4. (Av. Ipiranga 6681. Porto Alegre/RS)

Entrada Franca


A Orquestra Filarmônica da PUCRS faz uma visita ao mundo dos musicais, trazendo títulos eternizados no repertório desse gênero, como “The Phantom of the Opera”,  “Les Miserables”, “Cats”, "West Side Story”, “Porgy and Bess”, “Chicago”, entre outros. O concerto será realizado no dia 28 de maio, quarta-feira, às 18h30min, no Salão de Atos da PUCRS, e terá a participação da soprano Hevelyn Costa e do baixo/barítono Daniel Germano, que interpretarão juntamente com a Orquestra Filarmônica da PUCRS, uma série de canções selecionadas para esta ocasião. A regência está a cargo do maestro Marcio Buzatto, e a produção é do Instituto de Cultura da PUCRS. Entrada Franca.

HEVELYN COSTA - soprano


Hevelyn Costa é natural de Sapucaia do Sul (RS). Iniciou seus estudos de canto em 1998, durante sua passagem pelo coro infantil Vozes do Fátima, em sua cidade natal. Em 2002, aos 12 anos de idade, conquistou o 2º lugar na categoria Intérprete Vocal do concurso ENART. De 2005 a 2007 participou do Programa Raul Gil nos quadros Jovens Talentos e Homenagem ao Artista, onde interpretou canções e prestou homenagens a renomados compositores da música popular brasileira. Em 2007 atuou como solista junto à Orquestra Filarmônica do Estado do Espírito Santo, regida pelo maestro Helder Trefzger. Entre 2008 e 2010, a convite do selo carioca Discobertas, participou da gravação de algumas coletâneas em homenagem a artistas internacionais – entre eles: John Lennon, Yoko Ono, Paul McCartney, George Harrison e Michael Jackson – ao lado de grandes ícones da música brasileira que também contribuíram com suas releituras: Gal Costa, Zé Ramalho, Milton Nascimento, Ivan Lins, entre outros. Em 2012 foi vencedora da final nacional do Festival da Canção Francesa, realizado em São Luís do Maranhão. Graduou-se em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2013, tendo estudado com as professoras Caroline Abreu, Luciana Kiefer e Sílvia Carvalho. Atualmente aperfeiçoa sua técnica vocal com a soprano Cíntia de los Santos. Créditos da foto: Carolina Rota.


DANIEL GERMANO - baixo/barítono


Conhecido por sua versatilidade vocal e musicalidade, o baixo-barítono Daniel Germano iniciou seus estudos de canto com o professor Decápolis de Andrade, no coro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Em março de 2014, abriu a temporada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro como solista da Nona Sinfonia de Beethoven, sob regência de Isaac Karabtchevsky. Em abril, foi Zúñiga na montagem de Carmen, de Bizet, no mesmo teatro. Com sólida carreira no Brasil e na Europa, Germano especializou-se em performance no Conservatorio Statale Antonio Buzzola, em Adria (Itália). Em 2012, estreou nos palcos europeus como Don Basílio em montagem de O Barbeiro de Sevilha em Bolonha e Parma.  Ainda na Itália, foi solista no oratório “Judicium Extremum”, de Giacomo Carissimi, em Vicenza, e nos Misereres de Arvo Pärt e Gregorio Allegri, em Rovigo. Ainda no ano passado, foi o Primeiro Soldado na ópera Salomé, de Strauss, no XI Festival de ópera de Belém do Pará; Don Alfonso na montagem de Cosi Fan Tutte do Theatro São Pedro (RS); solista da Missa em Sol Maior de Schubert, com a Orquestra Unisinos, em Porto Alegre; solista da cantata BWV 82, de Bach, para baixo e oboé solo, sob regência do maestro Carlos Prazeres. Recentemente, Germano foi convidado para ser um dos solistas do Requiem de Mozart no mítico Theatro Amazonas, de Manaus, sob regência do maestro israelense Amos Talmon. Germano possui, também, um vasto repertório de concerto, já tendo interpretado e gravado algumas das principais obras do gênero, como o Requiem e a Missa da Coroação (Mozart), Missa em Sol Maior (Schubert); Paixão Segundo São João e Magnificat (Bach); Messias (Handel), Oratório de Natal (Saint Saens); Missa in Tempore Belli (Haydn), Ein Deutsches Requiem (Brahms), Missa em Do Maior e IX Sinfonia (Beethoven). A versatilidade vocal de Germano também pode ser medida por sua participação nos programas The Voice Brasil 2, no concerto de Natal de Canoas, em que se apresentou ao lado da cantora Bibi Ferreira, e em atrações internacionais como o musical Fantástica Fábrica de Natal e o espetáculo Nativitaten, ambos do Natal Luz de Gramado. Créditos da foto: Jorge Scherer.


MARCIO BUZATTO, maestro


Marcio Buzatto completou dois bacharelados em música pela UFRGS, um na área de Regência e outro em Composição Musical, ambos obtidos com Láurea Acadêmica. Foi professor de Regência e Canto Coral na UFRGS e na UFSM, e durante suas graduações foi monitor de Contraponto Modal, Contraponto Tonal, Fuga, Teoria Musical, Regência e Canto Coral. Esteve à frente de alguns dos grupos corais mais expressivos do sul do país, tais como o Coral Porto Alegre, o Coral da UFRGS, o Madrigal do Departamento de Música da UFRGS e o Coro de Câmara da UFSM. Participou como aluno de mais de 40 cursos e festivais de música em várias áreas teóricas e práticas, e ministra com frequência oficinas de Regência a contrato de prefeituras e escolas de música. Tem participações como realizador de trilhas sonoras para documentários e curtas-metragens, preparador de repertório para teatro musical, arranjador, maestro convidado da Orquestra de Câmara da Fundarte, da Orquestra Sinfônica de Santa Maria-RS e Octeto de Metais de Santa Maria-RS. Teve sua iniciação musical no Coral Arautos do Grande Rei, de Xaxim-SC, e passagem pelos Canarinhos de Novo Hamburgo-RS. Hoje desenvolve trabalho com o Coro da URI-Erechim e com o Coral de Meninas de Bom Princípio, e desde 2010 está à frente do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS. Créditos da foto: Cris Tschek


ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS


A Orquestra Filarmônica da PUCRS, fundada em 2004, integra o Instituto de Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul (PUCRS). A PUCRS, por meio do Coral e de sua Orquestra, há mais de 30 anos vem desenvolvendo intensa programação artística e cultural. Em seu repertório destacam-se as principais óperas como: Dido e Aeneas; A Flauta Mágica; Rigoletto; Il Trovatore; A Viúva Alegre; Lucia di Lammermoor; O Barbeiro de Sevilha; Aída; Fausto; La Traviata; A Força do Destino; Nabucco; La Gioconda; Giovanna D'Arco; Carmen; Cavalleria Rusticana; L'Elisir D'Amore; Die Fledermaus; La Bohème; O Guarani, Cavalaria Rusticana e I Pagliacci. Além do repertório sinfônico clássico, consta entre suas performances oratórios e ballets. Tem diversos CD’s gravados. Desde sua criação até 2010, teve à frente o Mto. Frederico Gerling Junior, idealizador e responsável pela projeção e relevância do Coral e Orquestra da PUCRS, juntamente com Adriana de Almeida, soprano. Com a ausência de Gerling após seu falecimento, assume a regência o Maestro Marcio Buzatto. Dentre as realizações mais significativas da Orquestra está a série cultural "Concertos Comunitários", parceria realizada por 26 anos com o Zaffari, tornando-a umas das principais séries culturais do sul do País, até o encerramento da parceria ao final de 2013. A Orquestra Filarmônica da PUCRS atua tanto em eventos dentro da Universidade como em concertos destinados ao público em geral. Dentre as principais atividades destacam-se o Projeto Sobremesa Musical, que integra a comunidade universitária e também a comunidade em geral, oferecendo diversas atrações culturais, todas às quartas-feiras, das 13h às 13h30, no Átrio do Prédio 9. Stand Calouros, Momento Formandos e Sobremesa Musical Itinerante, são alguns dos projetos desenvolvidos. Em 2014 iniciou uma nova série de concertos, denominada "Concertos PUCRS", atendendo o público universitário, mas entrando solidamente também no circuito cultural do Estado do Rio Grande do Sul, como mais uma série sinfônica de concertos para a comunidade. Créditos da foto: Bruno Todeschini. 




domingo, 4 de maio de 2014

Sobremesa Musical em Homenagem às Mães, nessa quarta-feira 07/05/2014


ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS


SOBREMESA MUSICAL 
EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES
Foto: Raphael Seabra


ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
Regência: Marcio Buzatto


Repertório especial para às mães.


Data: 07 de maio de 2014 (quarta-feira)
Hora: 13h
Local: Átrio do Prédio 9  da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681. Porto Alegre/RS)