sábado, 25 de abril de 2015

Concertos PUCRS 2015 - Choro na Pauta - Elias Barboza, Bandolim - 29 de abril



Regência: Marcio Buzatto
Solistas: Elias Barboza e Grupo Regional

Data: dia 29 de abril de 2015
Horário: 18h30min
Local: Salão de Atos da PUCRS


ENTRADA FRANCA
Para maiores informações acesse o evento no nosso facebook ou mande um email parainstituto.cultura@pucrs.br
Footer


CONCERTOS PUCRS 2015 - "CHORO NA PAUTA"
Solista: Elias Barboza, bandolim. Homenagem ao Dia Nacional do Choro.
Dia 29 de abril, 18h30min, Salão de Atos da PUCRS. Entrada Franca.
Dia 29 de abril a Orquestra Filarmônica da PUCRS faz uma homenagem ao Choro Brasileiro com o concerto “Choro na Pauta”. O mês de abril é um mês especial para o Choro, pois no dia 23 nasceu o maior expoente do gênero, Pixinguinha. E neste mesmo dia, em sua homenagem, é comemorado o Dia Nacional do Choro. Para a execução do concerto, sob regência do maestro Marcio Buzatto, a Orquestra receberá um dos mais bem conceituados músicos do gênero no RS, o bandolinista Elias Barboza, que será solista de um repertório especialíssimo, onde se encontram a “Suíte Retratos (Radamés Gnattali)” composta originalmente para bandolim, conjunto regional e orquestra, além de composições de autoria de Elias Barboza, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho e Pixinguinha, com arranjos orquestrais de Davi Coelho e Leandro Faber. Para execução da Suíte Retratos, a Orquestra receberá ainda os convidados especiais João Vicente no violão sete cordas, Fabio Azevedo no cavaquinho e Fernando Sessé no pandeiro. A produção é do Instituto de Cultura da PUCRS, que está sob a direção do prof. Flávio Kiefer.
ELIAS BARBOZA, bandolim
Gaúcho natural de Porto Alegre, Elias Barboza (25/02/87) é músico, bandolinista e compositor. Possui um sólido trabalho na área do choro brasileiro, na qual já compôs mais de 200 músicas dentre choros, valsas, polcas e maxixes. Em 2012 lançou seu primeiro disco intitulado Puro Sentimento, juntamente com o Regional Ponto a Ponto, grupo que fundou em 2011, o show contou com a presença do célebre pandeirista Jorginho do Pandeiro, líder do Conjunto Época de Ouro fundado por Jacob do Bandolim. Pelo trabalho Puro Sentimento, Elias foi indicado a quatro categorias no Prêmio Açorianos de Música 2012. Em 2014 Elias Barboza foi premiado na 28ª Moenda da Canção, festival de música que ocorre em Santo Antonio da Patrulha/RS. Seu choro “Luminoso” ganhou primeiro lugar na categoria instrumental do festival. No mesmo ano Elias Barboza foi solista da Orquestra da ULBRA, solando a Suíte Retratos, de Radamés Gnatalli, sob a regência do maestro Tiago Flores. Em 2015 Elias Barboza fez participação especial no show chamado ”Intimo”, no StudioClio, do violonista, concertista internacional, Yamandu Costa. Créditos da foto: João Freitas.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
A Orquestra Filarmônica da PUCRS foi fundada em 2004 pelo maestro Frederico Gerling Junior. Desde 2010 tem na regência o maestro Marcio Buzatto, e faz parte do Instituto de Cultura da PUCRS. Em seu repertório destacam-se algumas das principais óperas, como: A Flauta Mágica; Rigoletto; A Viúva Alegre; O Barbeiro de Sevilha; Aída; Fausto; La Traviata; La Gioconda; Carmen; La Bohème; e O Guarani, entre outras. Além do repertório sinfônico clássico, consta entre suas performances oratórios e ballets, temas de filmes, trechos de musicais e canções natalinas conhecidas em todo o mundo. Uma das realizações mais significativas da Orquestra foi a série cultural "Concertos Comunitários", parceria realizada durante 26 anos com o Grupo Zaffari, umas das principais séries culturais do sul do País. A participação da Orquestra neste projeto foi encerrada ao final de 2013. A Orquestra Filarmônica da PUCRS atua tanto em eventos dentro da Universidade como em concertos destinados ao público em geral. Dentre as principais atividades destacam-se o Projeto Sobremesa Musical, que integra a comunidade universitária e também a comunidade em geral, oferecendo diversas atrações culturais, todas às quartas-feiras, com entrada franca. Em 2014 iniciaram três séries de concertos, denominadas "Concertos PUCRS", "Concertos Especiais PUCRS" e “Concertos PUCRS na Comunidade”, atendendo o público universitário, mas entrando solidamente também no circuito cultural do Estado do Rio Grande do Sul, como mais três séries sinfônicas de concertos para a comunidade.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Concertos Especiais PUCRS - "Música de Câmara" - Paulo Inda, violão 08/04/2015

Regência: Marcio Buzatto
Solista: Paulo Inda (violão)

Data: dia 8 de abril de 2015
Horário: 20h
Local: Teatro do Prédio 40


ENTRADA FRANCA
Para maiores informações acesse o evento no nosso facebook ou mande um email para instituto.cultura@pucrs.br

"Concertos Especiais"

08 de abril de 2015

A Orquestra Filarmônica da PUCRS apresenta desta vez um concerto com Música de Câmara, trazendo composições para cordas, madeiras e também metais, com a participação especial do violonista gaúcho Paulo Inda. No repertório, duas peças para violão e orquestra de câmara: "Concerto para Violão e Orquestra de Câmara", do compositor Mauro Giuliani, e o "Concerto para Violão e Orquestra de Câmara Op 31", de Dimitri Cervo, que faz parte da Série Brasil 2010, nº 2. Dimitri, compositor gaúcho de projeção nacional e internacional, preparou uma versão especial deste Op 31 para esta ocasião, incluindo madeiras e percussão. O Quinteto de Sopros executará o “Quinteto nº 1 em Si maior", em três movimentos, de Giuseppe Maria Cambini, e é formado por integrantes do naipe das madeiras: Vinícius Prates (flauta spalla), Júlio César Wagner (oboé), Elimar Blazina (clarinete), Saulo Coelho (trompa) e Adilson Vieira (fagote). O Quinteto de Metais, por sua vez, traz o "Quinteto nº 1 em Si bemol menor (Op. 5)", de Victor Ewald. A formação do Quinteto de Metais é composta por Jézer Silva (trompete spalla), João Carlos Ribeiro (trompete), Leandro Rodrigues (trompa), Leandro Sudbrack (trombone) e Leonardo Guerra (tuba). Nas peças com orquestra de câmara, a regência é de Marcio Buzatto. Este é o segundo ano da série “Concertos Especiais PUCRS”, que já alcança a 5ª edição. A produção é do Instituto de Cultura, com a direção do prof. Flavio Kiefer.

Foto: Arquivo particular Paulo Inda
Paulo Inda é violonista erudito e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Realizou concertos pela América do Norte, Sul e Europa diversas vezes nos últimos 18 anos, apresentando um amplo repertório que atravessa 5 séculos, incluindo solos, música de câmara e concertos com orquestra. Mestre em Guitar Performance pela Manhattan School of Music de Nova Iorque, Paulo Inda estudou com alguns dos mais importantes nomes do violão atual , como Eduardo Fernández, Mark Delpriora e David Starobin, tendo atendido workshops ministrados por Manuel Barrueco, John Duarte e Leo Brouwer, entre muitos outros. Dentre os inúmeros artistas com quem já dividiu o palco destacam-se os violinistas Cármelo de los Santos e Daniel Guedes; violoncelista Rodrigo Silveira; além dos violonistas Paul Cesarczyk (Polônia), Jorge Caballero (Peru/EUA), Luz Maria Bobadilla (Paraguai), Marco Pereira, Fabio Zanon e Turíbio Santos (Brasil), tendo sido membro do Quarteto Ibiamon e do Manhattan Guitar Quartet. Sua crescente discografia inclui os albuns: “PAULO INDA I”- vencedor do Prêmio Açorianos de melhor disco erudito de 2006; “GUITAR REVIEW NEW MUSIC SERIES VOLUME 4”, lançado mundialmente pela Guitar Review Magazine, “CONVERGÊNCIAS”, com Rodrigo Silveira; e o também premiado “BRASIL 2010”, com a estréia mundial do Concerto para Violão e Cordas de Dimitri Cervo. O mais recente: GNATTALI, é inteiramente dedicado à obras de Radamés Gnattali!
www.pauloinda.com




Data: 08 de abril de 2015 (quarta-feira)
Hora: 20h
Local: Teatro do Prédio 40 da PUCRS



Entrada Franca