sábado, 4 de julho de 2015

Concertos Internacionais PUCRS - BARBER E MENDESSOHN - Orquestra Filarmônica da PUCRS, Maestro Zvonimir Zacko (EUA) e a violinista Carla Trynchuk (EUA)

 CONCERTOS INTERNACIONAIS PUCRS

BARBER E MENDELSSOHN

10 de julho de 2015, 20h, Salão de Atos da PUCRS. Entrada Franca
A Orquestra Filarmônica da PUCRS recebe a violinista Carla Trynchuk (CAN) para interpretar o Concerto para Violino e Orquestra Op.14 de Samuel Barber. A apresentação, gratuita e aberta ao público, faz parte do "American Musical Legacy Project", parceria entre a Embaixada dos Estados Unidos e o Oregon Music Festival, do qual o maestro convidado, Zvonimir Hačko é diretor. Também de Samuel Barber, a orquestra trará o Adágio para Cordas, e finalizará com a 4ª Sinfonia de F. Mendelssohn, tudo sob a batuta do maestro Zvonimir Hačko (EUA), que está realizando uma série de concertos no Brasil dentro das comemorações da Independência Norte-Americana.
Carla Trynchuk obteve seu bacharelado e seu mestrado na The Juilliard School e atualmente é professora de música na Andrews University. O maestro americano Zvonimir Hačko é diretor do Oregon Music Festival e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Austríaca (Österreichische Symphoniker) e do Lentia Festival, além de atuar frequentemente como regente convidado de orquestras na Europa, Estados Unidos, Ásia e América do Sul. A iniciativa tem como objetivo oferecer a instituições e músicos brasileiros a oportunidade de trabalhar com renomados artistas americanos, além de divulgar a produção dos Estados Unidos no âmbito da música clássica.
Este concerto será o segundo da série “Concertos Internacionais PUCRS”, que teve início em junho deste ano com a apresentação do Harvard-Radcliffe Collegium Musicum juntamente com o Coral da PUCRS. A produção e realização é do Instituto de Cultura da PUCRS e a regência titular da orquestra está a cargo do maestro Marcio Buzatto.

Serviço:
Concertos Internacionais PUCRS - Orquestra Filarmônica da PUCRS 
Solista convidada: Carla Trynchuk, maestro convidado: Zvonimir Hačko

Programa: Barber e Mendelssohn
Data: 10 de julho (sexta-feira)
Hora: 20h
Local: Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681, Partenon, Porto Alegre)

ENTRADA FRANCA


Concerto Compartilhado - Coro da URI Erechim e Coral Cantares - 12 de julho de 2015


Concertos Especiais PUCRS - Encerramento do 17º Encontro de Violoncelos do RS - Orquestra Filarmônica da PUCRS e a violoncelista Romina Monsanto (VE) - 05/07/2015


CONCERTOS ESPECIAIS PUCRS 

Encerramento do 17º Encontro de Violoncelos do RS



05 de julho, 18h, Salão de Atos da PUCRS. Entrada Franca






A 6ª edição do “Concertos Especiais PUCRS”, já em seu segundo ano, apresenta um programa alusivo ao encerramento do “17º Encontro de Violoncelos do RS”, que tem a coordenação da profª e violoncelista Milene Aliverti (UFRGS). Na primeira parte do programa, a Orquestra Filarmônica da PUCRS recebe a violoncelista venezuelana Romina Monsanto para interpretar o Concerto para Violoncelo e Orquestra nº1, em Dó Maior, de Joseph Haydn. Romina é uma das professoras do Encontro de Violoncelos que acontece em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS, e atuará sob regência do maestro Marcio Buzatto. Na segunda parte do programa entra em palco a Orquestra Jean-Jacques Pagnot, do 17º Encontro de Violoncelos do RS, fazendo o encerramento do evento com obras de Maurice Ravel e Ernani Aguiar, entre outras. A produção é do Instituto de Cultura da PUCRS, que está sob direção do prof. Flavio Kiefer. Entrada é franca.


ROMINA MONSANTO, violoncelo
Nascida na Venezuela, Romina Monsanto iniciou seus estudos musicais aos 5 anos de idade, em Valencia, Venezuela. Poucos anos mais tarde, começou a estudar Violoncelo com a professora Carmen Rosa Rodriguez no Conservatório de Carabobo. No ano de 2000, ingressou como aluna do compositor e violoncelista, Paul Desenne em Caracas (Venezuela) o que lhe permitiu preparar-se e conseguir admissão na Academia Mozarteum onde estudou com German Marcano. Romina Monsanto estudou na Universidade do Sul do Mississippi (EUA), onde se formou Bacharel em Violoncelo com o professor Dr. Alexander Russakovsky, e na universidade de Baylor no Texas, onde se formou Mestre em Performance em Violoncelo com o professor Dr. Gary Hardie, de quem ela foi professora assistente por dois anos. Romina tem se apresentado com orquestras e grupos de câmara na Venezuela, México, Brasil, e Estados Unidos. Ganhadora do terceiro lugar no prêmio na competição para jovens artistas da Orquestra Sinfônica do Mississippi, Romina também foi finalista na competição de concerto da Orquestra Sinfônica de Baylor e ganhadora do prestigioso prêmio William T. Gower, onde teve a oportunidade de tocar como solista com a Orquestra Sinfônica da Universidade do Sul do Mississippi. No ano de 2014, foi convidada a fazer parte de Pi Kappa Lambda Music Honor Society devido ao seu excelente desempenho acadêmico. Romina tocou em masterclasses para diversos artistas como Sara San't Ambrogio, Dennis Parker, Jordi Savall, John Sharp, Joshua Roman, Natasha Brofsky, Jolyon Pegis, Viktor Uzur, Greg Sauer, e Yessun Kim. Atualmente, mora em Porto Alegre, onde foi aprovada em concurso para primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Foto: Leonardo Sturmer


ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
A Orquestra Filarmônica da PUCRS foi fundada em 2004 pelo maestro Frederico Gerling Junior. Desde 2010 tem na regência o maestro Marcio Buzatto, e faz parte do Instituto de Cultura da PUCRS, que está sob direção do prof. Flávio Kiefer. Em seu repertório destacam-se algumas das principais óperas, como: A Flauta Mágica; Rigoletto; A Viúva Alegre; O Barbeiro de Sevilha; Aída; Fausto; La Traviata; La Gioconda; Carmen; La Bohème; e O Guarani, entre outras. Além do repertório sinfônico clássico, consta entre suas performances oratórios e ballets. A Orquestra Filarmônica da PUCRS possui um repertório composto por vários estilos, desde o erudito, temas de filmes, trechos de musicais e canções natalinas conhecidas em todo o mundo. Dentre as realizações mais significativas da Orquestra, está a série cultural "Concertos Comunitários", parceria realizada durante 26 anos com o Grupo Zaffari, umas das principais séries culturais do sul do País. A participação da Orquestra neste projeto foi encerrada ao final de 2013. A Orquestra Filarmônica da PUCRS atua tanto em eventos dentro da Universidade como em concertos destinados ao público em geral. Dentre as principais atividades destacam-se o Projeto Sobremesa Musical, que integra a comunidade universitária e também a comunidade em geral, oferecendo diversas atrações culturais, todas às quartas-feiras, com entrada franca. Em 2014 iniciaram três séries de concertos, denominadas "Concertos PUCRS", "Concertos Especiais PUCRS" e “Concertos PUCRS na Comunidade”, atendendo o público universitário, mas entrando solidamente também no circuito cultural do Estado do Rio Grande do Sul, como mais três séries sinfônicas de concertos para a comunidade. Em 2015 inicou-se uma quarta série de concertos, os "Concertos Internacionais PUCRS", com atrações de renome mundial.

ENCONTRO DE VIOLONCELOS DO RS
O Encontro de Violoncelos do RS vem sendo realizado anualmente desde 1999 de forma ininterrupta. Coordenado pela professora Milene Aliverti (UFRGS), o evento tem como propósito possibilitar que estudantes e profissionais de música possam aperfeiçoar seus estudos com professores que são referência no violoncelo. A tônica do Encontro é a diversidade: reúne estudantes de diversas localidades, de diferentes níveis, além de músicos profissionais, abrangendo a faixa etária entre 04 e 86 anos. Um de seus objetivos é promover a inclusão sociocultural e educativa através da integração de alunos de projetos sociais de Porto Alegre às atividades do evento. Esses alunos têm direito a bolsas de estudo e não precisam pagar nada por ele. O evento conta sempre com professores capacitados para esta tarefa vindos de diferentes países, o que traz sempre muita novidade para todos. Temos também a participação muito grande da comunidade em geral que está sempre presente em todos os eventos oferecidos durante esta semana tão musical. Além da realização de aulas, os participantes terão a oportunidade de tocar na orquestra de violoncelos do encontro, em um dos concertos do Encontro de Violoncelos (muitas vezes esta é uma experiência única na vida de muitos!). O público que tem acompanhado esses Encontros de violoncelo tem demonstrado grande interesse tanto nos concertos quanto nos recitais e eventuais palestras, e os alunos são a resposta deste êxito, pois estão sempre presentes, muitos voltando diversas vezes, e bem satisfeitos com os ensinamentos adquiridos ao longo do período. Sem dúvida alguma, este é um evento que consegue oportunizar o estudo e aperfeiçoamento musical no violoncelo, além de contribuir para o intercâmbio cultural entre estudantes e profissionais de música. Este é um evento sério realizado pelas duas maiores universidades do Rio Grande do Sul, a PUC e a UFRGS, e contando com apoiadores distintos de instituições renomadas de âmbito cultural como o Theatro São Pedro, o Instituto Ling entre outros. Nosso evento oferece extensa programação musical gratuita para a comunidade em lugares nobres na cidade de Porto Alegre, durante uma semana inteira, o que realmente faz a diferença e dá ainda um toque muito especial nesta 17º edição dos Encontros de Violoncelos!

Masterclass de Regência Orquestral na PUCRS - Maestro Zvonimir Hacko (EUA)