quarta-feira, 23 de março de 2016

VOCAL5 e ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS - "De TNT a ULTIMATE BOURNE" - 11 de maio de 2016, 18h30min

VOCAL5 e ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS

"De TNT a ULTIMATE BOURNE" - Concertos PUCRS 

Dia 11 de maio de 2016, 18h30min, Entrada Franca
Salão de Atos da PUCRS  



TNT, Ultimate Bourne, Maroon 5, Bee Gees, Carol King e MPB fazem parte do concerto/show da Orquestra Filarmônica da PUCRS com o VOCAL5, trazendo aos palcos gaúchos, de maneira inovadora, a música vocal dos grupos “a cappella” com vozes e beatbox combinados com a grandiosidade da sonoridade orquestral. Pop, Rock, temas de filmes e música popular brasileira passam pelas vozes dos convidados do Vocal5 que recentemente encantaram os brasileiros no programa “Música A Cappella Brasileira”, no programa Domingão do Faustão da TV Globo, e agora proporcionam um inédito espetáculo ao público apreciador da música vocal nacional e internacional, com o diferencial sempre inovador da Orquestra Filarmônica da PUCRS. Os arranjos orquestrais são assinados por Neemias Santos, enquanto os arranjos vocais ficam a cargo de Eduardo Alves e Manuel Abreu, entre outros. O concerto/show terá a regência do maestro Marcio Buzatto e produção do Instituto de Cultura da PUCRS, que tem a direção do prof. Flavio Kiefer.


Vocal5 
É um sexteto vocal de formação a cappella que teve seu início em 1999 em Porto Alegre. Com um repertório variado, que vai de MPB ao pop internacional, o grupo cria e executa arranjos exclusivamente vocais de compositores como Djavan, Duca Leindecker, Tom Jobim, Bee Gees, James Taylor, Flávio Venturini, etc. Em 2005 o Vocal5 gravou seu primeiro CD, e desde sua formação vem realizando shows no Brasil, na Alemanha (2009) e no Paraguai (2010, 2012). Recentemente representou o Rio Grande Do Sul no programa “Música A Cappella Brasileira” no Programa do Faustão da Rede Globo de Televisão, obtento sucesso em nível nacional e elevando a música vocal gaúcha a um novo patamar de abrangência. Atualmente o grupo é formado por Regina Machado (soprano), Karine Rodrigues (mezzo), Eduardo Alves (tenor), Manuel Abreu (tenor), Gabriel Fleck (baixo) e Celso Francisco (percussão vocal).

CONCERTO COMEMORATIVO AOS 60 ANOS DO CORAL DA PUCRS - 13 de abril de 2016, 20h - Concertos Especiais PUCRS

CONCERTO COMEMORATIVO AOS 60 ANOS DO CORAL DA PUCRS
Concertos Especiais PUCRS 2016

CORAL E ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
"Magnificat (John Rutter) e Suíte-Concertante para Bandolim e Orquestra de Câmara (Dimitri Cervo)
13 de abril de 2016 – 20h – Salão de Atos da PUCRS
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS:
Cíntia de Los Santos, soprano
Elias Barboza, bandolim
Coral da PUCRS
Coral da UFRGS
Grupo Cantabile
Regência: Maestro Marcio Buzatto
O Coral da PUCRS comemora em 2016 os seus “60 anos” de atividades, começando com um grande concerto envolvendo mais de 150 cantores e instrumentistas em palco e a célebre obra “Magnificat” de John Rutter, na versão original para orquestra de câmara, coro e soprano solista. Na primeira parte do concerto terá a peça “RENOVA-TE”, para coro e orquestra e a estreia mundial da "SUÍTE-CONCERTANTE PARA BANDOLIM E ORQUESTRA DE CÂMARA”, ambas do compositor gaúcho Dimitri Cervo, com o solista Elias Barboza ao bandolim. A segunda parte é dedicada ao “MAGNIFICAT” do inglês John Rutter, que também tem sua estreia orquestral nos palcos gaúchos nesta ocasião com a solista soprano Cíntia de Los Santos, o Coral da PUCRS, Coral da UFRGS e Grupo CANTABILE, somando-se à Orquestra Filarmônica da PUCRS, sob condução do maestro Marcio Buzatto. A produção é do Instituto de Cultura da PUCRS, que tem a direção do prof. Flavio Kiefer.

Saiba mais:
CÍNTIA DE LOS SANTOS, soprano
Soprano Lírico Licenciada em Música com habilitação em piano pela UFRGS e a primeira cantora lírica brasileira a realizar as obras barrocas “O Messias”de G. F. Handel e “Paixão Segundo São Mateus” de J. S. Bach, em Pequim, República da China (2004). Em 2014 foi indicada como Melhor Intérprete de Música Erudita pelo “Prêmio Açorianos de Música” de Porto Alegre e em Maio do mesmo ano lançou o CD “Vox Aurumque” pelo Coral da UFRGS. É professora convidada dos Painéis de Regência e Laboratórios realizados pela FECORS desse 2012 e atualmente a Preparadora Vocal dos Corais da PUCRS e da UFRGS.


ELIAS BARBOZA, bandolim
Gaúcho natural de Porto Alegre, Elias Barboza (25/02/87) é músico, bandolinista e compositor. Possui um sólido trabalho na área do choro brasileiro, na qual já compôs mais de 200 músicas dentre choros, valsas, polcas e maxixes. Em 2012 lançou seu primeiro disco intitulado Puro Sentimento, juntamente com o Regional Ponto a Ponto, grupo que fundou em 2011, o show contou com a presença do célebre pandeirista Jorginho do Pandeiro, líder do Conjunto Época de Ouro fundado por Jacob do Bandolim. Pelo trabalho Puro Sentimento, Elias foi indicado a quatro categorias no Prêmio Açorianos de Música 2012. Em 2014 Elias Barboza foi premiado na 28ª Moenda da Canção, festival de música que ocorre em Santo Antonio da Patrulha/RS. Seu choro “Luminoso” ganhou primeiro lugar na categoria instrumental do festival. No mesmo ano Elias Barboza foi solista da Orquestra da ULBRA, solando a Suíte Retratos, de Radamés Gnatalli, sob a regência do maestro Tiago Flores. Em 2015 Elias Barboza fez participação especial no show chamado ”Intimo”, no StudioClio, do violonista, concertista internacional, Yamandu Costa.


MARCIO BUZATTO, maestro
Marcio Buzatto completou dois bacharelados em música pela UFRGS, um na área de Regência e outro em Composição Musical, ambos obtidos com Láurea Acadêmica. Foi professor de Regência e Canto Coral na graduação da UFRGS e da UFSM, e durante seus estudos foi monitor de Contraponto Modal, Contraponto Tonal, Fuga, Teoria Musical, Regência e Canto Coral. Esteve à frente de alguns dos grupos corais mais expressivos do sul do país, tais como o Coral Porto Alegre, o Coral da UFRGS, o Madrigal do Departamento de Música da UFRGS e o Coro de Câmara da UFSM. Participou como aluno de mais de 40 cursos intensivos em várias áreas teóricas e práticas, e ministra com frequência oficinas de Regência a contrato de prefeituras e escolas de música. Tem participações como realizador de trilhas sonoras para documentários e curtas-metragens, preparador de repertório para teatro musical, arranjador, maestro convidado de grupos orquestrais e eventos. Teve sua iniciação musical no Coral Arautos do Grande Rei, de Xaxim-SC, e passagem pelos Canarinhos de Novo Hamburgo-RS. Em sua experiência musical já dividiu o palco com artistas e grupos destacados como: The Rolling Stones, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Kleiton&Kledir, Kim Cook, Luis Gaeta, Miguel Proença, Olinda Alessandrini, Frank Solari, entre tantos outros. De 2010 a 2013 foi maestro nos Concertos Comunitários Zaffari, juntamente com o Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, contabilizando público de cerca de 80 mil pessoas ao ano, em vultosas produções deste projeto, com óperas, concertos e grandes shows. Atualmente trabalha com o Coro da URI-Erechim e com o Coral de Meninas de Bom Princípio, e desde 2010 está à frente do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, onde desenvolve intenso trabalho nas séries musicais: Concertos PUCRS, Concertos Especiais PUCRS, Concertos Internacionais PUCRS, Concertos PUCRS na Comunidade, Sobremesa Musical, Stand de Calouros, Momento Formandos e toda a série de apresentações do Coral da PUCRS e dos grupos de câmara da OFPUCRS.


CORAL DA PUCRS
O Coral da PUCRS foi fundado em 1956 e teve como regentes Ernesto Dewes (Irmão Fidêncio), Dinah Nery Pereira, Charlotte Kahle (1961) e Frederico Gerling Júnior, que, entre 1972 e 2010, impulsionou a produção de óperas, oratórios e ballets, trazendo a público os títulos mais consagrados da história da música. Dentre as apresentações mais recentes do Coral da PUCRS, destacam-se o "Concertos Internacionais PUCRS com Harvard-Radcliffe Collegium Musicum", o show "Letra e Música, com Kleiton/Kledir", Concertos com a Orquestra Filarmônica da PUCRS, Concertos do Coral da PUCRS, eventos da FECORS e apresentações em Festivais de Coros no sul do país. Atualmente o Coral da PUCRS faz parte do Instituto de Cultura da Universidade e é filiado a FECORS (Federação de Coros do Rio Grande do Sul). A regência é do Maestro Marcio Buzatto e tem como Preparadora Vocal a Soprano Cintia de Los Santos e pianista Leandro Faber.


CORAL DA UFRGS
O Coral da UFRGS foi fundado em 1961 pelo maestro Pablo Komlós, é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS e integra membros da comunidade em geral, alunos, ex-alunos, professores e funcionários da Universidade. Possui como principal missão a realização de atividades musicais que incentivem a arte coral no meio universitário e na comunidade em geral. O seu repertório é eclético abrangendo diferentes estilos e gêneros musicais. Atualmente é regido por Lucas Alves, tem como Preparadora Vocal a Soprano Cintia de los Santos, o maestro auxiliar Wagner Petry Moraes, o pianista Pedro Heylmann e a assessoria de Bolsistas como chefes de naipes.


GRUPO CANTABILE 
É um Coro de Câmara ligado a Paróquia Matriz da IECLB – Igreja da Reconciliação. Criado em 1996, desenvolve repertório sacro histórico, especialmente barroco e clássico, e mais recentemente tem se dedicado ao contemporâneo. Apresenta-se com acompanhamento de piano ou com formações próprias de orquestra de câmara. Como convidado, atuou com as Orquestra de Câmara Fundarte e do Theatro São Pedro, e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e da Universidade de Caxias do Sul. A regência é de Delmar Dickel.


ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
A Orquestra Filarmônica da PUCRS foi fundada em 2004 pelo maestro Frederico Gerling Junior e desde 2010 tem na regência o maestro Marcio Buzatto, fazendo parte do Instituto de Cultura da PUCRS sob a direção atual do prof. Flavio Kiefer. Em seu repertório destacam-se algumas das principais óperas, como: A Flauta Mágica; Rigoletto; A Viúva Alegre; O Barbeiro de Sevilha; Aída; Fausto; La Traviata; La Gioconda; Carmen; La Bohème; e O Guarani, entre outras, além do repertório sinfônico clássico. Entre suas performances constam oratórios e ballets, temas de filmes, trechos de musicais e canções. A Orquestra Filarmônica da PUCRS atua tanto em eventos dentro da Universidade como em concertos destinados ao público em geral. Dentre as principais atividades destacam-se o Projeto Sobremesa Musical, que integra a comunidade universitária e também a comunidade em geral, oferecendo diversas atrações culturais, todas às quartas-feiras, com entrada franca. Em 2014 iniciaram quatro séries de concertos, denominadas "Concertos PUCRS", "Concertos Especiais PUCRS", “Concertos Internacionais PUCRS” e “Concertos PUCRS na Comunidade”, atendendo o público universitário, mas entrando solidamente também no circuito cultural do Estado do Rio Grande do Sul, como mais quatro séries sinfônicas de concertos para a comunidade.


DIMITRI CERVO, compositor
Nascido em 1968, apresentou suas primeiras composições em público aos 14 anos. É autor de obras amplamente apresentadas, como Renova-te, Toronubá e Abertura Brasil 2012, e reconhecido como um dos mais inventivos e destacados compositores brasileiros. Realizou seus principais estudos musicais de piano, composição e regência nas cidades de Porto Alegre, Siena (Itália), Salvador e Seattle (EUA). Desde 2006 atua como docente no curso de Música da UFRGS. Como intérprete de sua obra vem atuando como pianista e regente junto a diversos grupos de câmara e orquestras. Suas obras têm sido apresentadas pelas principais orquestras e músicos do país. Em sua trajetória destacam-se a estreia e reapresentações de obras como a Abertura Brasil 2012 e a Abertura Rio 450 Anos pela Orquestra Sinfônica Brasileira, o Concerto para Violino e Cordas por Emmanuele Baldini, o Concertante para Tímpanos pela Orquestra Petrobras Sinfônica, Renova-te pela Camerata Antiqua de Curitiba, Toronubá na turnê nacional da Sinfônica de Sergipe. Em 2015 sua Abertura Brasil 2012 foi apresentada no Festival Internacional de Campos de Jordão e na Sala São Paulo, sob a regência de Isaac Karabtchevsky. Em 2016 tem programadas obras pela Orquestra Petrobrás Sinfônica e a Orquestra Filarmônica da PUCRS, que estará realizando a estreia da “Suíte Concertante para Bandolim e Orquestra de Câmara”.



JOHN RUTTER, compositor
Nasceu em Londres em 1945 e recebeu sua primeira educação musical como corista na escola de Highgate. Passou a estudar música no Clare College, Cambridge, onde escreveu suas primeiras composições e conduziu sua primeira gravação enquanto ainda era estudante. Sua carreira composicional abraçou pequenas e grandes obras corais, peças orquestrais e instrumentais, um concerto para piano, óperas, música para televisão e é especialista em escrever para grupos como o Philip Jones Brass Ensemble e King´s Singers. Suas maiores obras corais são Gloria (1974), Requiem (1985), Magnificat (1990), Psalmfest (1993) e Mass of the Children (2003) foram realizadas muitas vezes na Grã-Bretanha, América do Norte e um número crescente de outros países. De 1975 a 1979 foi diretor de música no Clare College, cujo coro que ele dirigiu em uma série de transmissões e gravações.Depois de desistir do posto em Clare para permitir mais tempo para a composição, ele formou o Cambridge Singers como um coro de câmara profissional dedicado principalmente a gravação, e agora divide seu tempo entre a composição e regência. Tem leciononada e cunduzido concertos em muitas salas de concerto, universidades, igrejas, festivais de música e conferências na Europa, África, do Norte e América Central e da Australia. Em 1980 foi eleito membro honorário do Westminster Choir College, em Princeton e em 1988, um membro da Guild of Church Musicians. Em 1996, o Arcebispo de Canterbury lhe conferiu um Lambeth Doctorate of Music em reconhecimento à sua contribuição para a música de igreja. Foi homenageado na lista de honras de ano novo da rainha 2007, sendo concedido um CBE para serviços à música. A música de John Rutter é publicada pela Oxford University Press, Hinshaw Music Inc. e Collegium Music Publications.

quinta-feira, 3 de março de 2016

CORAL DA PUCRS & THE ROLLING STONES

CORAL DA PUCRS canta com THE ROLLING STONES


Fantástica noite do dia 02 de março de 2016! The Rolling Stones encerram a turnê "Olé" no Brasil com show no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Como convidado, após uma seleção e muitos ensaios, Coral da PUCRS teve a honra de dividir o palco com uma das maiores bandas de rock de todos os tempos: The Rolling Stones! 24 dos 42 coristas representaram o grupo em palco, grupo este que faz parte do Instituto de Cultura da PUCRS. O Coral da PUCRS tem a regência do maestro Marcio Buzatto, e contou nesta noite também com a regência da preparadora vocal Cíntia de Los Santos, pois ficou dividido em duas partes no palco, cada parte com seu regente. O público de cerca de 50 mil pessoas vibrou do início ao fim, abaixo de chuva, neste momento histórico. O melhor presente que o Coral da PUCRS poderia ter ganhado, neste ano em que completa 60 anos de fundação. 


Foto: Eduardo Pellanda


Coral da PUCRS
Regencia: Marcio Buzatto
Preparação vocal: Cíntia de Los Santos
Pianista: Leandro Faber

Instituto de Cultura da PUCRS
Diretor: Flávio Kiefer