terça-feira, 17 de maio de 2016

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO (Mendelssohn) - Concertos Especiais PUCRS - 1º de junho de 2016, 20h



"SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO", 

F. Mendelssohn



Concertos Especiais PUCRS - 1º de junho de 2016, 20h

Salão de Atos da PUCRS. Entrada Franca 




Em homenagem aos 400 anos da despedida de um dos maiores nomes da literatura mundial, William Shakespeare (1564-1616), o Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS trazem a público a célebre obra: “Sonho de Uma Noite de Verão”, na também célebre composição musical de Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847). O programa da obra inclui parte do texto original que foi adaptada pelo prof. Pedro Theobald (Letras-PUCRS) e será narrada por Charles Dall´Agnol, ator e doutorando em Teoria Literária pela PUCRS. Os solos serão cantados pela soprano Rosimari Oliveira e pela mezzo-soprano Luciane Bottona, tendo ainda a participação especial do grupo feminino “Donna Voce”, que tem a regência de Eduardo Ulrich, e das vozes femininas do Coral da PUCRS. Mendelssohn teve por base a peça de teatro escrita por Shakespeare, porém compôs e organizou a música em diferentes momentos da sua vida. Entre 8 de julho e 6 de agosto de 1826, quando a sua carreira estava no início, compôs uma abertura de concerto op.21 logo após ler a obra de Shakeaspeare, e estreou-a em Szczecin em 20 de fevereiro de 1827. Em 1842, poucos anos antes da sua morte, escreveu música incidental (op. 61) para uma produção da obra de teatro, na qual incorporou a abertura existente. A música incidental inclui a famosa Marcha Nupcial. No ano em que também se comemora o aniversário de 60 anos do Coral da PUCRS, solistas, convidados e orquestra se unem sob a regência do Maestro Marcio Buzatto para este grande concerto de dois gigantes da arte ocidental: Mendelssohn e Shakespeare. A produção é do Instituto de Cultura da PUCRS, que tem a direção do prof. Flavio Kiefer.




ROSIMARI OLIVEIRA, soprano

A soprano Rosimari Oliveira, Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem se destacado em concertos na capital e interior do estado do Rio Grande do Sul como solista convidada com as orquestras SESI/FUNDARTE, UNISINOS, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Santa Maria e Orquestra do Theatro São Pedro/RS, Orquestra Sinfonica do Paranà. Dentre as obras de Câmara realizadas destacam-se: Stabat Mater de Pergolesi, A Paxão Segundo São Mateus – Bach, Fantasia Coral – Beethoven, Beatus Vir – Vivaldi, Bachianas Brasileiras Nº 5 – Villa-Lobos, Missa Brevis – Haydn, Glória – Vivaldi, Ária de Concerto KV505 – Mozart, Misa Criolla de Ariel Ramires, Petite Messe Solennelle de Rossini, entre outras. Em 2003 realizou seu debut na ópera com Carmen de Bizet no papel de Frasquita, concedido pela presidente do júri do concurso Aldo Baldin, a Mezzosoprano Italiana Fiorenza Cossotto em Florianópolis/SC. Em maio de 2006 cantou o personagem protagonista de Agathe na ópera Der Freischütz de Weber em Valladolid/Espanha. Ano em que fez pos-graduaçao em Canto Lirico no Conservatrio del Liceu de Barcelona. Em 2008, 2009, 2010 e 2011 fez turnê pelo estado do RS com a ópera La Serva Padrona de Pergolesi junto a orquestra SESI/Fundarte totalizando 48 récitas. Também em 2011 cantou a opera Carmen no personagem de Frasquita na PUC/RS. Em 2012 na Italia fez Don Giovanni de Mozart com o personagem de Donna Anna, em Adria pelo Conservatorio Antonio Buzzolla. Em junho de 2012 fez Despina na òpera Così Fan Tutte de W. Amadeus Mozart em Porto Alegre, com a orquestra de Câmara do Theatro São Pedro/POA, sob regência de Antonio Carlos Borges Cunha. Em janeiro de 2013 fez Gianni Schicchi de Puccini em Curitiba, como Ciesca, sob regência de Abel Rocha. Em agosto de 2014 fez Tosca de Puccini, em POA com a Orquestra Sinfônica da OSPA sob regência de Enrique Ricci como Floria Tosca, no Theatro São Pedro POA/RS Em setembro de 2014 fez Madama Butterfly de Puccini, em Porto Alegre como Cio-Cio San, com a Orquestra Filarmônica da PUCRS sob regência de Mario Peruso. Entre 2005 e 2006 fez especializaçao em Canto Lirico no Liceu de Barcelona Espanha com a professora Raquel Pierotti. Entre 2009 e 2010 realizou em Curitiba um curso de Aperfeiçoamento em Canto Lirico com professores Italianos como a soprano Luisa Giannini, os maestros Massimiliano Carraro (Teatro Alla Scala- Milano), Vito Clemente ( Teatro Comunale - Bologna), Filippo Zigante (Lecce/Italia), Alessandro Sangiorgi (Orq Sinfonica do Paraná- Curitiba) com o pianista e maestro preparador Alberto Boischio (La Fenice – Veneza). E tendo se destacado recebeu uma bolsa de estudos para realizar mestrado em canto lírico na Itália de 2012 a 2014. Atualmente mantém sua técnica sob orientação do renomado baixo italiano Carlo Colombara. No Brasil atua como professora de Canto nas Faculdades EST/Sao Leopoldo, canto e Técnica Vocal do Curso Básico em Música da Fundação Municipal de Arte de Montenegro-RS/BR (FUNDARTE) desde 2012 é preparadora vocal do coro da ADUFRGS em POA/RS.

LUCIANE BOTTONA, mezzo-soprano
Natural de Porto Alegre – RS. Iniciou seus estudos musicais em 1988, com a Maestrina Lúcia Teixeira, e piano com a pianista Elda Pires. De abril de1991 a julho de 1998 estudou canto lírico, interpretação e estilos do repertório operístico e música de câmara em Montevidéu (Uruguai) com o baixo-barítono uruguaio Juan Carlos Gebelin. De 1991 á 1995 cursou várias oficinas de artes cênicas com a atriz e diretora teatral Sônia Pellegrino. Atuou como atriz e cantora de produções teatrais em Porto Alegre. Ingressou na Universidade federal do Rio Grande do Sul em 1996 no Curso de Bacharelado em Canto Lírico Participou de vários cursos de canto lírico com os professores: Cláudio Arais Dias (Alemanha), Neidy Thomas (Brasil), Rio Novello (Itália), Laura de Souza (Brasil), Sandro Christopher (Brasil), Luisa Giannini (Itália), Juremir Vieira (Brasil) e Carlo Colombara (Itália). No mês de janeiro e fevereiro de 1998 esteve na Universidade de Indiana (Estados Unidos da América), fazendo aulas com a professora desta universidade, a soprano americana Alice R. Hopper. De setembro de 1998 á junho de 1999 cursou um ano do Conservatório N. Rimsky-Korsakov em Saint-Petersburg (Rússia), onde estudou canto lírico com o tenor Igrayr Hanidonyan, piano, teoria e percepção musical e o idioma russo. Realizou recitais em Montevidéu, São Petersburgo (Rússia), Curitiba (Paraná) Porto Alegre e interior do Rio Grande do Sul. Participou de cursos com a mezzo-soprano Raquel Pierotti em Montevidéu (Uruguai) e Barcelona (Espanha). Em junho de 2000 participou como docente no 11o PAINEL CONESUL DE REGÊNCIA CORAL, realizado pela Federação de Coros do Rio Grande do Sul. Vencedora do 8º Cia Ópera São Paulo International Festival realizado no Teatro São Pedro em São Paulo (SP), em setembro de 2004.

CHARLES DALL´ AGNOL, narrador
Charles Dall'Agnol (Maravilha-SC, 1986) é ator e professor. No período de 2003 a 2008, morou em São Paulo, onde concluiu o curso de Artes Dramáticas pelo INDAC - Instituto de Arte e Ciência, tendo montado Nelson Rodrigues, Ibsen, Pirandello, Jean Genet. Em temporada no SESC (SP), atou como Benedito na peça "Muito Barulho Por Nada", de Shakespeare. Possui Licenciatura e Mestrado em Letras pela PUCRS e, atualmente, cursa doutorado na área da Teoria Literária. Charles é professor de português e inglês na Rede Marista. 

DONNA VOCE
É um grupo vocal feminino que se propõe ao estudo e a performance de repertório histórico, visitando peças do Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo. Ao mesmo tempo, dedica-se à descoberta de lançamento de músicas dos séculos XX e XXI. Por sua versatilidade, o grupo também se dedica ao repertório da Música Popular Brasileira, muitas vezes apresentando arranjos inéditos e composições especialmente criadas para o Donna. Seja nos programas de música antiga, seja nas obras contemporâneas ou na música popular, o coro preza pela criatividade e qualidade do trabalho musical. Apresenta-se do uníssono a divisis de oito vozes; com acompanhamento de piano ou à capela. Procura formatar seus recitais como espetáculos, agregando elementos cenográficos, literários e de outras artes. Promove eventos como recitais, concertos, oficinas didáticas; participa de encontros de coros e festivais de música; visita hospitais e instituições socioeducativas. Estende seu compromisso de performance ao desejo de despertar novos públicos para a prática e a audição coral. O grupo tem a regência de Eduardo Ulrich, como pianista está Luciana Malacarne, direção cênica de Maíra Prates e conta com a produção e direção artística de Delmar Dickel.

CORAL DA PUCRS 
O Coral da PUCRS foi fundado em 1956 e teve como regentes Ernesto Dewes (Irmão Fidêncio), Dinah Nery Pereira, Charlotte Kahle (1961) e Frederico Gerling Júnior, que, entre 1972 e 2010, impulsionou a produção de óperas, oratórios e ballets, trazendo a público os títulos mais consagrados da história da música. Dentre as apresentações mais recentes do Coral da PUCRS, destacam-se o show com “The Rolling Stones”, o "Concertos Internacionais PUCRS com Harvard-Radcliffe Collegium Musicum", o show "Letra e Música, com Kleiton/Kledir", Concertos com a Orquestra Filarmônica da PUCRS, Concertos do Coral da PUCRS, eventos da FECORS e apresentações em Festivais de Coros no sul do país. Atualmente o Coral da PUCRS faz parte do Instituto de Cultura da Universidade e é filiado a FECORS (Federação de Coros do Rio Grande do Sul). A regência é do Maestro Marcio Buzatto e tem como Preparadora Vocal a Soprano Cintia de los Santos e o Pianista Leandro Faber.

ORQUESTRA FILARMÔNICA da PUCRS
A Orquestra Filarmônica da PUCRS foi fundada em 2004 pelo maestro Frederico Gerling Junior e desde 2010 tem na regência o maestro Marcio Buzatto, fazendo parte do Instituto de Cultura da PUCRS sob a direção atual do prof. Flavio Kiefer. Em seu repertório destacam-se algumas das principais óperas, como: A Flauta Mágica; Rigoletto; A Viúva Alegre; O Barbeiro de Sevilha; Aída; Fausto; La Traviata; La Gioconda; Carmen; La Bohème; e O Guarani, entre outras, além do repertório sinfônico clássico. Entre suas performances constam oratórios e ballets, temas de filmes, trechos de musicais e canções. A Orquestra Filarmônica da PUCRS atua tanto em eventos dentro da Universidade como em concertos destinados ao público em geral. Dentre as principais atividades destacam-se o Projeto Sobremesa Musical, que integra a comunidade universitária e também a comunidade em geral, oferecendo diversas atrações culturais, todas às quartas-feiras, com entrada franca. Em 2014 iniciaram quatro séries de concertos, denominadas "Concertos PUCRS", "Concertos Especiais PUCRS", “Concertos Internacionais PUCRS” e “Concertos PUCRS na Comunidade”, atendendo o público universitário, mas entrando solidamente também no circuito cultural do Estado do Rio Grande do Sul, como mais quatro séries sinfônicas de concertos para a comunidade.