FOTOS e INFORMAÇÕES

sábado, 27 de novembro de 2010

Matemática e Orquestra

Prova de matemática da PUCRS - verão 2010


As questões desta prova têm como tema integrador elementos relacionados a uma orquestra sinfônica.


01. A superfície e os parafusos de afinação de um tímpano da Orquestra da PUCRS estão representados no plano complexo Argand-Gauss por um disco de raio 1, centrado na origem, e por oito pontos uniformemente distribuídos, respectivamente, como mostra a figura:
Puc-rs-vero-2010_-_Microsoft_Word
Nessa representação, os parafusos de afinação ocupam os lugares dos números complexos z que satisfazem a equação:
a) z8 = i
b) z8 = -i
c) z8 = 1
d) z8 = -1
e) z8 = 1 + i

02. Devido à epidemia de gripe do último inverno, foram suspensos alguns concertos em lugares fechados. Uma alternativa foi realizar espetáculos em lugares abertos, como parques ou praças. Para uma apresentação, precisou-se compor uma platéia com oito filas, de tal forma que na primeira fila houvesse 10 cadeiras; na segunda, 14 cadeiras; na terceira, 18 cadeiras; e assim por diante. O total de cadeiras foi:
a) 384
b) 192
c) 168
d) 92
e) 80

03. No projeto Sobremesa Musical, o Instituto de Cultura Musical da PUCRS realiza apresentações semanais gratuitas para a comunidade universitária. O número de músicos que atuaram na apresentação de número j do i-ésimo mês da primeira temporada de 2009 está registrado como o elemento aij da matriz abaixo:
Puc-rs-vero-2010_-_Microsoft_Word_2
A apresentação na qual atuou o maior número de músicos ocorreu na _________ semana do _________ mês.
a) quinta; segundo
b) quarta; quarto
c) quarta; terceiro
d) terceira; quarto
e) primeira; terceiro

04. Uma melodia é uma sequência de notas musicais. Para compor um trecho de três notas musicais sem repeti-las, um músico pode utilizar as sete notas que existem na escala musical. O número de melodias diferentes possíveis de serem escritas é:
a) 3
b) 21
c) 35
d) 210
e) 5040

05. Na implementação de um sintetizador em software, relacionam-se os coeficientes de um polinômio com os controles deslizantes numa interface gráfica. Portanto, polinômios estão ligados à geração de notas musicais. A soma das raízes da equação polinomial x3 - 6x2 + 11x - 6 = 0 é
a) -6
b) 0
c) 3
d) 6
e) 11

Puc-rs-vero-2010_-_Microsoft_Word_3
06. O estrado utilizado pela Orquestra tem uma base em forma de arco, correspondente à região limitada pelas circunferências de equações x2 + y2 = a2 e  x2 + y2 = b2, com a > b, e pelas retas definidas por y = x  e  y = -x. A área R desta região é dada pela fórmula:
Puc-rs-vero-2010_-_Microsoft_Word_4

07. Para representar os harmônicos emitidos pelos sons dos instrumentos da orquestra, usam-se funções trigonométricas. A expressão 2sen2 x + 2cos2 x - 5 envolve estas funções e, para π < x < 3π/2, seu valor de é:
a) -7
b) -3
c) -1
d) 2π - 5
e) 3π - 5

08. A função exponencial é usada para representar as frequências das notas musicais. Dentre os gráficos abaixo, o que melhor representa a função f(x) = ex + 2 é:
Puc-rs-vero-2010_-_Microsoft_Word_5
Puc-rs-vero-2010_-_Microsoft_Word_6

09. O metrônomo é um relógio que mede o tempo musical (andamento). O metrônomo mecânico consiste num pêndulo oscilante, com a base fixada em uma caixa com a forma aproximada de um tronco de pirâmide, como mostra a foto.
Puc-rs-vero-2010_-_Microsoft_Word_7
Na representação abaixo, a é o lado da base maior, b é o lado da base menor e V é o volume do tronco de pirâmide ABCDEFGH. Se a = 4b e P é o volume total da pirâmide ABCDI, então:
Puc-rs-vero-2010_-_Microsoft_Word_8
a) V = 3P/4
b) V = 3P/16
c) V = 15P/16
d) V = 15P/64
e) V = 63P/64

10. Pitágoras estabeleceu a seguinte relação entre as sete notas musicais e números racionais:
Puc-rs-vero-2010_-_Microsoft_Word_9
Para encontrarmos o número 16/27 relativo à nota LÁ, multiplicamos 2/3 (o correspondente da nota SOL) por 8/9. Assim, para obtermos 3/4 (relativo à nota FÁ), devemos multiplicar 64/81 (da nota MI) por
a) 8/9
b) 9/8
c) 243/256
d) 256/243
e) 192/324

Acesse diretamente (com respostas):

sábado, 20 de novembro de 2010

Maestro Frederico Gerling Junior (1925-2010)

Maestro Frederico Gerling Junior (1925-2010)

 


A missa de 7º dia de falecimento do maestro Frederico Gerling Junior foi realizada no dia 21/11/2010, às 18h, na Igreja Cristo Mestre, Av. Ipiranga, 6681 – Campus da PUCRS. Na ocasião foi realizada uma homenagem do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, sob condução do maestro Marcio Buzatto.

O maestro faleceu no dia 15 de novembro. Ele foi regente titular do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS durante 35 anos. Estava com 85 anos e morreu de falência múltipla dos órgãos. 


Natural de Jaraguá do Sul-SC, ainda criança mudou-se com a família para Curitiba, onde começou cantando em corais de igrejas aos 13 anos e aos 17 se mudou para São Paulo, onde iniciou seus estudos musicais. Além de graduar-se em Pedagogia, com especializações, cursou o Conservatório de Música de São Paulo, tendo aulas com: Mto. Edoardo Guarnieri (regência de ópera); Mto. Martin Braunwieser (regência coral); e com a Profª. Irma de Rimini e o Prof. Hércules Sevillis (canto). Iniciou sua carreira em São Paulo como regente de Corais da Secretaria da Educação e Cultura do município paulistano. Foi diretor artístico e regente da Sociedade Lírica do Pernambuco e Diretor de Produção da TV canal 2, em Recife. Regeu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro a primeira montagem brasileira da ópera Dido and Aeneas, de Purcell. Foi chefe do setor de ópera do Teatro Guaíra (Curitiba-PR), onde fundou o Coral Sinfônico do Paraná, sendo posteriormente o Diretor Artístico daquele teatro.

No Rio Grande do Sul fundou o Liceu Riograndense de Artes Líricas e a ALPA - Associação Lírica Porto-alegrense. Através da ALPA realizou diversas montagens independentes de óperas, bem como de algumas "Temporadas Oficiais" do Governo do Estado. Desde a fundação do Centro de Cultura Musical da PUCRS, em 1973, hoje Instituto de Cultura Musical, atuava como diretor e regente, promovendo intensa programação cultural incluindo cursos, concursos (destacando "Natho Henn"), oratórios, cantatas, balês, recitais e óperas.

Em Porto Alegre regeu mais de 100 espetáculos de ópera, destacando: Il Trovatore; La Forza del Destino; Fausto; Aída; Carmen; O Barbeiro de Sevilha; La Gioconda; Giovanna D'Arco; A Flauta Mágica; O Guarani; La Boheme; I Pagliacci; entre outras. Além de regente é também compositor. Apresentou com o Coral e Orquestra da PUCRS algumas de suas obras como: Cantata Rei dos Reis; Stabat Mater; Te Deum; Missa Breve e Dois Poemas ao Sol.

Dedicou mais de 35 anos de trabalho pela música ao Rio Grande do Sul, e recebeu o título de Gaúcho Honorário, e a Medalha Simões Lopes Neto, em reconhecimento pelo trabalho que vem desenvolvendo em beneficio da promoção cultural no Rio Grande do Sul. Em 2003 recebeu por unanimidade o título de Cidadão Honorário de Porto Alegre e em 2006 foi agraciado com a Comenda Ordem do Ponche Verde. 

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Madeiras da Orquestra Filarmônica PUCRS na Sobremesa Musical


01/DEZEMBRO/2010 (quarta) às 13:00h      
SAGUÃO DO PRÉDIO 9 DA PUCRS - Ipiranga 6681
Entrada franca


PROJETO SOBREMESA MUSICAL


MADEIRAS DA ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS


Richard Strauss – Serenade for Wind Instruments Op. 7
Carl Orff (Arr. Friedrich Wanek) – Suite from Carmina Burana


Regência de MARCIO BUZATTO



segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Coral e Orquestra da PUC na Feira do Livro

COBERTURA: Concertos Comunitários Zaffari Ano XXIII

 

Foto: Rômulo Valente
O Concerto de Encerramento da Feira do Livro, apresentado na manhã do domingo (14/11) pela Orquestra Filarmônica e Coral da PUCRS, foi um evento para todas as idades. Crianças de colo, casais de namorados, jovens adultos e idosos se deliciaram com um repertório bastante variado.

Parte da programação do projeto Concertos Comunitários Zaffari, o evento já se tornou uma tradição do último domingo de Feira do Livro de Porto Alegre. Com lotação esgotada no teatro Sancho Pança, no Cais do Porto, o maestro Marcio Buzatto comandou o espetáculo que teve a participação do tenor Marcello Vannucci e da soprano Adriana de Almeida em várias canções.

O programa iniciou com a Marcha Triunfal - Ópera Aída, de Verdi, passando por Medley Gershwin, o tango Por uma Cabeza, de Gardel, O Fortuna – Carmina Burana, de Carl Orff e outras.

Veja mais fotos deste evento na Galeria de Fotos.
Fotos em alta resolução na Área de Imprensa. 
14.11.2010

domingo, 14 de novembro de 2010

Sobremesa Musical - Cordas da Orquestra Filarmônica da PUCRS

Orquestra Filarmônica da PUCRS

17 DE NOVEMBRO DE 2010 (quarta) às 13:00h      
SAGUÃO DO PRÉDIO 9 DA PUCRS - Ipiranga 6681
Entrada franca


PROJETO SOBREMESA MUSICAL


CORDAS DA ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS


Sinfonia Nº 27, de Joseph Haydn
St.Paul' s Suite, de Gustav Holst


Regência de MARCIO BUZATTO


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Concerto de Encerramento da Feira do Livro - Porto Alegre

     56ª FEIRA DO LIVRO   

14/NOV/2010 (domingo) às 11:00h
Teatro Sancho Pança - Cais do Porto    
Entrada franca


CORAL E ORQUESTRA FILARMÔNICA 
DA PUCRS
CONCERTO DE ENCERRAMENTO


Obras de:
Verdi – Dvorak – Gershwin
Ariel Ramirez – Rossini – Trilhas de Filmes
 
Solistas:
Adriana de Almeida
Marcello Vannucci - SP
Pedro Spohr


 Regência de MARCIO BUZATTO