Instituto de Cultura da PUCRS, apresenta:
"CONCERTOS ESPECIAIS PUCRS"
CORAL E ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
"Cuatro Estaciónes Porteñas"
de Astor Piazzolla
e
"Misa Criolla"
de Ariel Ramírez
CORAL E ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
CORAL DA UFRGS (Mto. Lucas Alves)
CORO UNIVERSITÁRIO ULBRA (Mto. Paulo Winterle)
Solistas:
Danilo Vieira (violino)
Cíntia de Los Santos (soprano)
Márcio Riegel (charango)
Claudioberto Braga (bombo leguero)
Regência: Marcio Buzatto
Foto: Bruno Todeschini
Data: 20 de agosto de 2014 (quarta-feira)
Hora: 20h
Local: Capela do Colégio Champagnat (Anexo a PUCRS. Av. Bento Gonçalvez, 4314, Partenon. Porto Alegre/RS)
Entrada Franca
O Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS inauguram a série "CONCERTOS ESPECIAIS PUCRS" com duas das mais conhecidas peças do repertório latino-americano, de Astor Piazzolla, as Cuatro Estaciónes Porteñas, e de Ariel Ramírez, a Misa Criolla. O concerto inicia com uma homenagem a Astor Piazzolla, composta por Arthur Barbosa, sob o título de Recuerdos nº 1, e em seguida Danilo Vieira, spalla da orquestra, conduz as Cuatro Estaciónes Porteñas, como solista. Na última parte, a Misa Criolla, o Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS recebem os convidados especiais: Coral da UFRGS (sob regência de Lucas Alves), o Coro Universitário da ULBRA (sob regência de Paulo Winterle), o charanguista Márcio Riegel, a soprano Cíntia de Los Santos e o percussionista Claudioberto Braga. A regência é do maestro Marcio Buzatto. Tendo como local a Capela do Colégio Champagnat, ao lado da PUCRS (Av. Bento Gonçalvez, 4314. Partenon. Porto Alegre/RS), o concerto acontece dia 20 de agosto, quarta-feira, com início às 20h e entrada franca. O Instituto de Cultura da PUCRS, depois de lançar em março deste ano a série "CONCERTOS PUCRS", inicia agora sua segunda série, os "CONCERTOS ESPECIAIS PUCRS", com horários e programas diferenciados, envolvendo a comunidade acadêmica e a comunidade em geral com o ambiente de concerto. Seja bem vindo!
Danilo de Campos Vieira
Iniciou seus estudos de música no "Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos", de Tatuí, São Paulo, sob orientaçao do prof. Raimundo Françani, vindo a estudar posteriormente com Pedro Delarole. Em 2003 foi contemplado com uma bolsa de estudos para participar do "Jugendorchester Festival em Wattwill", na Suíça. No ano seguinte concluiu seus estudos no "Conservatório Dr. Carlos Campos", sob coordenaçao dos prof. Paulo Bosísio, prosseguindo seus estudos na "Universidade do Estado Sao Paulo - UNESP", com o professor Luiz Amato. Participou de Festivais e "Masterclasses" nos municípios de Curitiba, Ourinhos e Poços de Caldas, tendo aulas com os professores Paulo Bosísio, David Taylor, Betina Stegmann, Lindon Taylor, Cecília Guida, Maria Vischnia. Atuou com a , "Orquestra Sinfônica Paulista", como spalla na "Orquestra Sinfonica de Sorocaba" e "Orquestra Sinfonica de Heliópolis", solista com a Orquestra Sinfonica de Porto Alegre. Como músico convidado, participou da "Orquestra Sesi/Fundarte" e da "Orquestra de Câmara da Ulbra", em Porto Alegre, ; da "Orquestra de Câmara da UNESP", São Paulo; e do musical O Fantasma da Ópera, em São Paulo. Atualmente é músico da "Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - OSPA", da "Orquestra Filarmônica da PUCRS", em Porto Alegre, Rio grande do Sul, e faz aperfeiçoamento com o professor Marcelo Guerchfeld. Fotógrafa: Lilian Schuch
Cintia de Los Santos, soprano
Soprano lírico, natural de Porto Alegre, iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade com sua mãe. É licenciada em Música com habilitação em Piano pela UFRGS desde 1996. Realiza turnês, cursos e masterclasses no Brasil e exterior desde então, adquirindo experiência artística com profissionais renomados do circuito erudito mundial, tais como Mazaaki Suzuki (Japão), Monique Zanetti (França), Peter Kooij (Holanda), Richard Levitt (Inglaterra), entre outros. Foi semifinalista em concursos de canto lírico realizados na China (Pequim/2004) e no Brasil (SP/1999), (SC/2005), (MG/2011). De 2007 a 2008 foi bolsista no curso de Mestrado em Ópera pela Universidade do Sul do Mississippi (USM), sob a orientação da Professora Maryann Kyle (EUA). Possui participação especial como intérprete nos CDs "Casa de Asas", de Fausto Prado e Caetano Silveira (RS/2006), "Eterna Fonte" (França/2002), "Orquestra de Câmara da ULBRA", com canções de Sérgio Rojas (RS/1999) e no DVD "Súbita Conexão", de Marcelo Nadruz (RS/2013). É intérprete solista das obras "Carmina Burana" (Carl Orff), "Paixão Segundo São Mateus, São João, Magnificat e Cantata do Café" (Bach), "Messias" (Händel), "Magnificat" (John Rutter), do espetáculo "Beatles Classical Magical Tour" com a Orquestra de Câmara da ULBRA (2008-9) e do musical "Antônio Chimango", de Arthur Barbosa (Brasil). É solista convidada da Ópera Barroca "Orfeo Dolente" sob a direção artística de Silvana Scarinci (PR/março de 2013) e apresenta-se como solista no Projeto "Série de Música de Câmara - Amores D’Outrora e do Porvir" (PR/2013) e "Sinfonia Metaphysica", de Vagner Cunha (RS/2013). Desde agosto de 2008 é preparadora vocal do Coral da UFRGS. Desde 2011 é preparadora vocal do Projeto Meninas Cantoras do Rio Grande do Sul, sob a direção artística do Maestro Daniel Valadares (RS). Desde janeiro de 2013 é professora de técnica vocal convidada pela FECORS dos Laboratórios de Canto Coral FECORS. Segue o seu aperfeiçoamento vocal e artístico com o barítono Carlos Rodrigues (RS). Fotógrafa: Morgana Festugato
Márcio André Riegel, charango
Iniciou seus estudos de música aos 13, e logo as sonoridades do mundo e
suas aldeias chamaram-lhe a atenção. Estudou charango e cuatro venezuelano com
Hector Letelier (Chile), sitar indiano com Ariel Ameijenda (Uruguay), flauta
doce com Júlio Apollo (Brasil) e violão com Daniel Wolff (Brasil). Além disso,
é autodidata em viola caipira e gaita galega. Atua há mais de vinte anos como professor na Escola de
Arte-Educação, em Campo Bom - RS
Claudioberto Braga, percussão
Percussionista da Orquestra Filarmônica da PUCRS desde 2005, onde acompanhou músicos como José Carreras, João Bosco, Paulinho da Viola, Vanessa da Mata, Fafá de Belém, Guilherme Arantes, Agnaldo Rayol, Renato Borghetti, Kleiton/Kledir. Realizou, como aluno, o curso de Teoria e Solfejo, bem como Percussão, na Escola de Música da OSPA, tendo como professores Samir Hatem, Beatriz Correa e Cláudia Leal. Fez cursos com Argos Montenegro, Kiko Freitas, César Audi, Fernandinho e Ricardo Arenhalt. Foi instrutor da banda marcial da Escola Getúlio Vargas de Minas do Leão em 1992 e 1993, da Banda Municipal de Sertão Santana em 2000, nas Bandas das Escolas Arno Nienow, Albano Hansen, Primavera e Frederico Wendling na cidade de Dois Irmãos de 2006 a 2008. Acompanhou e gravou com vários cantores e bandas no estado, destacando Délcio Tavares, Beto Caetano (Som Campeiro) e Léo Almeida. É percussionista, também, na Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e acadêmico do curso de Licenciatura em Música do IPA. Fotógrafo: Lucas Saporiti.
Coral da UFRGS
O Coral da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul possui mais de 50 anos de atividades ininterruptas, sendo um dos
principais responsáveis pela divulgação da atividade artística da Universidade.
Foi fundado em 1961 pelo Maestro Pablo Komlós, na gestão do Reitor Elyseu
Paglioli, para atuar junto à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, tendo
participado dos principais espetáculos musicais levados a efeito nessa cidade,
como “Aida” de Verdi, “Carmina Burana” de Carl Orff, “Tanhauser” de Wagner,
“Rei David” de Honneger, “Nona Sinfonia” e “Fidelio” de Beethoven, “Madame
Butterfly” e “Tosca” de Puccini, “Alexander Nevski” de Prokofieff e “Noneto” de
Villa-Lobos. Apresentou-se também nas inaugurações do Teatro Guaíra de Curitiba
em 1962 e do Auditório Araújo Viana de Porto Alegre em 1964, bem como no Teatro
Sodre de Montevidéu em 1964 e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1970.
Passou a dedicar-se à música a cappella a
partir de 1969, sob a regência de Nestor Wennholz. Teve também como maestros
titulares Renato Koch, Arlindo Teixeira, Linda Tse, Cláudio Ribeiro, Nelson
Eddy Menezes, Wenceslau Moreyra, Leo Fuhr, Ronel Alberti da Rosa, Jocelei
Bohrer, Márcio Buzatto e, atualmente, Lucas Alves. Como regentes auxiliares,
atuaram Eldad Chapper e Alberto Gerst. A preparação vocal do coro foi realizada
por Eny Camargo, Helena Weinberg, Decápolis de Andrade, Lúcia Passos, Ida
Weisfeld, João Fernando Araújo e, atualmente, por Cintia de Los Santos. Recebeu
diversos prêmios, destacando-se o 1° lugar no Prêmio Rouxinol-Lions Clube
Pelotas, em 1969 e 1970, o 1° lugar no II Concurso Nacional de Coros
MEC-FUNARTE-Rede Globo, em 1978, o maior já realizado no Brasil; o 1° lugar no
14° Festival Internacional de Coros de Porto Alegre, em 1989, e o 2° lugar nas
edições de 1993 e 1997. Participou de festivais no Chile, Argentina, Uruguai e
Paraguai; apresentou-se em quatorze estados brasileiros. Em 1990 e 1992, foi
selecionado e representou o Rio Grande do Sul no I e no II Brasil Cantat, em
Novo Hamburgo - RS e Belo Horizonte - MG, evento que reuniu os melhores coros
do Brasil. Em homenagem ao centenário de seu fundador, promoveu o Festival de
Coros Maestro Pablo Komlós, com edições em 2007 e 2009. Foi também idealizador
do Encontro de Coros das Universidades Gaúchas, movimento que reuniu os corais
de oito universidades por mais de 20 anos. Mantém, desde 2002, na Rádio da
Universidade, o programa “UFRGS em Canto”, dedicado especialmente ao canto
coral. Gravou LP em 1973, CD em 2004 e participou dos CDs dos compositores
Bruno Kiefer, Antônio Carlos Cunha e Léo Schneider, bem como da trilha sonora
do espetáculo “Som e Luz” nas ruínas de São Miguel, de Jorge Preiss. Em
comemoração aos seus 50 anos, realizou intensa programação, destacando-se a
estreia mundial da “Missa Jônica”, de Dimitri Cervo. Recebeu homenagem da
Câmara de Vereadores de Porto Alegre nos aniversários de 30, 40 e 50 anos, bem
como troféu da UNITV. Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, o Coral da UFRGS é
formado por alunos, ex-alunos, professores, servidores técnico-administrativos
da Universidade e por pessoas da comunidade. Durante toda a sua trajetória nunca se afastou do
objetivo de cumprir seu papel como integrante da Universidade brasileira, nas
atividades de ensino, de extensão e de pesquisa, abrangendo seu repertório
peças de todas as épocas e estilos musicais, sempre em busca da elevação do
nível técnico-artístico de seus cantores. Por ocasião das comemorações dos 80
anos da UFRGS, gravou o CD Vox Aurumque,
lançado em maio de 2014, registro musical que exemplifica a amplitude de seu
repertório. Fotógrafo: Fagner Almeida.
Coro
Universitário da ULBRA
O Coro Universitário da ULBRA foi criado em 2012 com o objetivo de servir artística e institucionalmente à Universidade e à comunidade em geral. É um grupo semiprofissional que empresta seu talento para a formação de um repertório eclético e vasto, que navega entre o popular, o sacro e o erudito, através dos diversos períodos da história da música. O propósito é servir tanto à Universidade, artisticamente, quanto à Pastoral Universitária e à comunidade artística em geral. Seus integrantes são alunos, professores, funcionários e interessados no canto coral de alta performance. Os testes de ingressão são feitos a cada início de semestre letivo, e os ensaios acontecem nas terças-feiras, das 19h às 22h, na sala 223 do prédio 1 do campus Canoas. A regência e Direção Artística do Coro Universitário da ULBRA está a cargo do maestro Paulo Henrique Winterle, e a Preparação Vocal é responsabilidade da cantora e professora Elisa Machado. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se: a participação no I Festival de Coros de Xangri-lá (2012), A organização do I Encontro de Vozes da ULBRA (2013), o Concerto de Aniversário da Comunidade da Cruz de Porto Alegre, sob regência do maestro Manfredo Schmiedt (2013) e a montagem da Cantata de Páscoa Vivo Está (2014). No repertório, obras eruditas tradicionais, como o Hallelujah, de G. F. Handel, a Cantata BWV 137, de J. S. Bach e o Gloria, de A. Vivaldi, e também peças populares de artistas brasileiros e estrangeiros, como Renato Russo, Roupa Nova, The Beatles, Queen e Carlos Guastavino. “Queremos ser uma referencia musical e artística nas atividades corais da Igreja Luterana, da ULBRA e da comunidade em geral, desenvolvendo repertórios e sonoridades que se destaquem dentro do nosso contexto. A Igreja Luterana sempre esteve muito ligada ao canto coral, e a ULBRA, através deste trabalho, vem incentivar e fomentar esta importante atividade”, destaca o maestro Paulo.
CORAL E ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
A PUCRS, por meio do Coral e de sua Orquestra, há mais de 50 anos vem desenvolvendo intensa programação artística e cultural. Em seu repertório destacam-se as principais óperas como: Dido e Aeneas; A Flauta Mágica; Rigoletto; Il Trovatore; A Viúva Alegre; Lucia di Lammermoor; O Barbeiro de Sevilha; Aída; Fausto; La Traviata; A Força do Destino; Nabucco; La Gioconda; Giovanna D'Arco; Carmen; Cavalleria Rusticana; L'Elisir D'Amore; Die Fledermaus; La Bohème; O Guarani, Cavalaria Rusticana e I Pagliacci. Além do repertório sinfônico clássico, consta entre suas performances oratórios e ballets. Tem diversos CD’s gravados. Desde sua criação até 2010, teve à frente o Mto. Frederico Gerling Junior, idealizador e responsável pela projeção e relevância do Coral e Orquestra da PUCRS, juntamente com Adriana de Almeida, soprano. Com a ausência de Gerling após seu falecimento, assume a regência o Maestro Marcio Buzatto. Dentre as realizações mais significativas da Orquestra está a série cultural "Concertos Comunitários", parceria realizada por 26 anos com o Zaffari, tornando-a umas das principais séries culturais do sul do País, até o encerramento da parceria ao final de 2013. A Orquestra Filarmônica da PUCRS atua tanto em eventos dentro da Universidade como em concertos destinados ao público em geral. Dentre as principais atividades destacam-se o Projeto Sobremesa Musical, que integra a comunidade universitária e também a comunidade em geral, oferecendo diversas atrações culturais, todas às quartas-feiras, das 13h às 13h30, no Átrio do Prédio 9. Stand Calouros, Momento Formandos e Sobremesa Musical Itinerante, são alguns dos projetos desenvolvidos. Em 2014 iniciou uma nova série de concertos, denominada "Concertos PUCRS", atendendo o público universitário, mas entrando solidamente também no circuito cultural do Estado do Rio Grande do Sul, como mais uma série sinfônica de concertos para a comunidade. Créditos da foto: Bruno Todeschini.
Para informações sobre as programações do Insituto de Cultura da PUCRS, bem como do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, acesse a página do Facebook: