FOTOS e INFORMAÇÕES

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Concertos Comunitários Zaffari no Teatro Feevale dia 10/06/2012

Concertos Comunitários – Ano XXV
CONCERTO EM NOVO HAMBURGO
TEATRO FEEVALE
 
Fotos em alta resolução no site www.opuspromocoes.com.br       
Crédito das fotos: Lucas Cunha
Informações sobre credenciamento ao final do texto

Crédito: Lucas Cunha
No Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, dia 10 de junho, domingo, às 16h, acontece mais uma apresentação gratuita da série Concertos Comunitários – Ano XXV. Além do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, obras de Tchaikovsky, Chopin, Wagner, Gounod, Puccini, Ary Barroso, John Kander e Michael Jackson entram no repertório. As participações especiais ficam por conta da renomada pianista Olinda Allessandrini, Ballet Concerto, Imperadores do Samba e do cover gaúcho de Michael Jackson, Nikki Goulart. A regência será do maestro Márcio Buzatto e os solistas Adriana de Almeida e Marcello Vannucci completam o espetáculo.
 
MARCIO BUZATTO – Maestro – Bacharel em Regência e também em Composição pela UFRGS, ambos obtidos com Láurea Acadêmica. Professor substituto de Regência na mesma universidade em 2005 e 2006, época em que dirigiu o Madrigal do Departamento de Música. Esteve à frente do Coral da UFRGS, do Coral Porto Alegre e desde 2005, do Coro da URI-Erechim. Foi professor substituto de Regência e Canto Coral na UFSM, conduzindo o Coro de Câmara da mesma instituição. Participou de vários cursos intensivos e festivais, onde na área de regência orquestral esteve nas classes de maestros como Lutero Rodrigues (SP), Roberto Duarte (RJ), Ernani Aguiar (RJ), Emanuel Martinez (PR), Manfredo Schmiedt (OSPA-RS), Jocelei Bohrer (UFRGS/RS), Roberto Tibiriçá (SP), Osvaldo Ferreira (Portugal), Lanfranco Marceletti (Brasil-EUA), Jean Reis (Brasil-EUA) e Daisuke Nagamine (Japão). Atualmente é Regente do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS.
 
Olinda Allessandrini – Pianista – As atividades da pianista Olinda Allessandrini incluem apresentações ao vivo, em recitais, música de câmara ou como solista com orquestras, além de gravações, programas de rádio, atividades pedagógicas, colaboração em livros editados e jornais. Em 2010 foi premiada com a distinção “Líderes e Vencedores”, como destaque na área cultural. Também em 2010 recebeu a Medalha comemorativa ao ano Chopin, por sua participação na programação do Studio Clio, em Porto Alegre. Possui CDs inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Araújo Vianna, além dos CDs “Panorama Brasileiro”, “Valsas”, “pamPiano”, “Ébano e Marfim”, “Um piano na Esquina”, com obras de diversos compositores. Participou também de vários CDs como pianista convidada. Várias de suas interpretações foram selecionadas para o áudio-livro “Brasilien ohne Samba” (Brasil sem Samba), coordenado por Krzysztof Wiernicki, editora Onomato, Alemanha, 2009. A pianista coordenou durante mais de dez anos o projeto “Recitais Didáticos”, na Feevale, e participou ativamente da programação da Fundação Scheffel. Atuou em Seminários de Música e Festivais, entre os quais o “Musica em El Cabildo” (2011) em Montevideo, o Festival “Pianotune” (2009 e 2011), na Bélgica, o “Festival de Poços de Caldas” (2010) a “Klavierwoche” em Heidelberg, Alemanha (2006), o Festival do Centenário Radamés Gnattali, no Rio de Janeiro (2006), o Festival “Brasilianische Impressionen” em Berlim (2000), além de várias edições da “Semana do Piano”, em Pelotas, e dos Festivais de Música de Montenegro e de Londrina. Apresentou-se nos mais importantes centros culturais brasileiros, e também realizou recitais na Itália, Bélgica, Noruega, Chile, Bolívia e Uruguai, além de tournées pelos Estados Unidos e Alemanha.
 
ADRIANA DE ALMEIDA – Soprano – Teve como mestre e orientador de sua carreira tanto como cantora quanto como administradora o Maestro Frederico Gerling Junior. Atua ativamente nas realizações artísticas em Porto Alegre, participando com destaque das óperas: Rigoletto; Fausto; O Barbeiro de Sevilha; A Flauta Mágica; La Traviata; O Morcego; L’Elisir D’Amore; O Guarani; A Viúva Alegre; Carmen; La Bohème; Carmela; I Pagliacci , Il Trovatore e Aída. Dentre as principais obras do repertório sinfônico e de oratórios destaca: Requiem (Verdi); Requiem, Missa da Coroação, Exultate Jubilate e Vesperae Solemnes de Confessore (Mozart); Dixit Dominus (Vivaldi); Stabat Mater (Rossini); Stabat Mater, Missa Breve e Dois Poemas ao Sol (Gerling Jr.); Missa Theresien (Haydn); O Messias (Händel); Carmina Burana (Orff); IX Sinfonia (Beethoven); Sinfonia N.º2 (Mendelssohn) entre outras. Possui diversos CD’s gravados, destacando: Ópera Carmella, de A. Vianna; Obra para Canto e Piano de A. Vianna (Cd vencedor do Prêmio Açorianos 1994); Série Concertos Comunitários Zaffari; Cantata Rei dos Reis, de F. Gerling Junior, Oratório de Natal de Saint-Säens e CD Canções Brasileiras. Atualmente faz aperfeiçoamento em canto com o Prof. Pedro Gória. É Diretora do Instituto de Cultura Musical da PUCRS.
 
MARCELLO VANNUCCI – Tenor – Estreou em 1993 como solista do Coral Estadual de São Paulo. Incentivado pelo pai, iniciou seus estudos de canto com o Professor Benito Maresca, com quem permanece sob orientação técnica. Sua estréia na ópera foi em 1995, com Nabuco, no papel de Ismaele, junto à Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Desde então tem se apresentado em óperas e concertos, com um repertório que inclui: A Noite do Castelo, Maria Tudor, O Colombo, Salvator Rosa, O Guarani, Lo schiavo de Carlos Gomes; Alzira, Il Trovatore, Rigoletto, La Traviata, Otello, I Masnadieri, Simon Boccanegra e I Vespri Siciliani de Verdi; Cavalleria Rusticana, de Mascagni; Madama Butterfly, La Fanciula Del West, e Tosca de Puccini; Carmen de Bizet; Lucia de Lammermour, de Donizetti. Já se apresentou nos maiores palcos do Brasil sob a regência de alguns dos mais destacados regentes: Julio Medaglia, Isaac Karabtchevsky, Túlio Colaccioppo, Roberto Duarte, Frederico Gerling Junior, Roberto Minczuck, Jamil Maluf, Mario Valério Zaccaro, Silvio Barbato e Ira Levin. Participou na Espanha em 1998, do concurso de canto Vinhas, onde ganhou bolsa de estudo com a soprano Magda Olivero. No mesmo ano ganhou prêmio Carlos Gomes no concurso Maria Callas. Apresenta-se com solista de concertos sinfônicos-corais, destacando-se a Missa in Tempore Belli, de Haydn, o Réquiem de Verdi. Em 2003, dividiu o palco com a Soprano Kiri Te Kanawa em sua turnê pelo Brasil. Em 2004 participou da montagem da opera Turandot,em Belo Horizonte onde estavam  produtores e maestros de todos os estados Brasileiro obtendo uma excelente critica, tanto que será reproduzida em Novembro. Recentemente participou da montagem da ópera Aída em Medellín, Colômbia. Atualmente integra o Coral Lírico de São Paulo e prepara seu repertório com a professora Izabel Maresca.
 
NIKKI GOULART – Atua como performer desde 1990, e representa Michael Jackson desde 1992. Também em 1992 Nikki começa sua carreira de ator, atuando desde então em diversas peças teatrais e alguns trabalhos para a TV. Em 2009 protagonizou o espetáculo "Thriller Nights" no Beto Carrero World e saiu como destaque, representando Michael Jackson, na Escola de Samba Unidos da Tijuca, vencedora daquele ano. Na temporada 2010/2011, Nikki fez participação especial no show "ETC!!!" da cantora Rita Lee, excursionando por todo o Brasil, Buenos Aires e Montevidéu.
 
BALLET CONCERTO
Fundado em 1993, sob a direção de Victória Milanez, o grupo tornou-se referência quando se fala em dança clássica no RS. Vencedor do Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo de Ballet Clássico de Repertório/1998 com o Ballet Don Quixote, estreado em outubro de 1998, com financiamento do Fumproarte/PMPA e com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Um de seus mais recentes trabalhos foi o Ballet Giselle - 2° Ato, atendendo a um pedido do Projeto Unidança da Prorext / Ufrgs. Este espetáculo recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo de Ballet Clássico de Repertório/1999. Junto a OSPA participou das obras Carmina Burana e Ópera Carmela. Com o Instituto de Cultura Musical da PUCRS, além da série Concertos Comunitários Zaffari, participou das óperas La Traviata, I Pagliacci, A Flauta Mágica, Il Trovatore, Aída, Carmen e da Opereta A Viúva Alegre.
 
Coreografia:
Victoria Milanez

Figurinos:
Alexandre Rittmann




Crédito: Lucas Cunha


PROGRAMA:
- Abertura Motivo IX Nona Sinfonia – L. Van Beethoven
- Les Sylphide – F. Chopin / Orq. A. Glazunov
                Ballet Concerto
- Recondita armonia – Ópera Tosca – G. Puccini
                Martin Mühele
- Marcha dos Soldados – Ópera Fausto – C. Gounod
                Coral Masculino
- Vissi d’arte – Ópera Tosca – G. Puccini
                Adriana de Almeida
- Freudig Begrüssen – Ópera Tannhauser – R. Wagner
                Coral
- Cabaret – J. Kander e F. Ebb – Adapt. Neemias Santos
                Ballet Concerto
- E lucevan le stelle – Ópera Tosca – G. Puccini
                Martin Mühele
- Nun’s Chorus – Opereta Casanova – J. Strauss / Arr. Davi Coelho
                Adriana de Almeida e Coral Feminino
- Concerto Typewriter – Leroy Anderson / Adapt. Davi Coelho
                José Maria Barrios
- Gaudêncio Sete Luas – Marco Aurélio Vasconcellos e Luiz Coronel
                Coral
- 5ª Sinfonia e Mambo Nº 5 – L. Van Beethoven e Perez Prado / Arr. Davi Coelho
- Sorri – C. Chaplin, J. Turner e G. Parsons / Arr. Davi Coelho
                Coral
 
- Beat It – Michael Jackson / Arr. Davi Coelho
                Nikki Goulart, Ballet Concerto e Coral
- Como é grande o meu amor – Roberto Carlos / Arr. Davi Coelho
                Martin Muhele, Adriana de Almeida e Coral
- Isso aqui o que é? – Ary Barroso / Arr. Davi Coelho
                Imperadores do Samba, Coral e Ballet Concerto
 
Pedidos de credenciamento de imprensa através do seguinte e-mail credenciamento@opuspromocoes.com.br, com nome completo, RG, cargo e cobertura pretendida (o pedido não caracteriza credenciamento automático. Necessário confirmação por e-mail da Assessoria de Imprensa Opus Promoções).

SERVIÇO
CONCERTO EM NOVO HAMBURGO
Dia 10 de junho
Domingo, às 16h
Teatro Feevale (ERS-239, nº 2755 – Novo Hamburgo – Campus II)
Classificação: Livre
Duração: 1h30min
 
ENTRADA FRANCA
Retirada de entradas, a partir do dia 28/05, nos seguintes locais:
Atendimento Feevale: Prédio 5 – Convivências – 2º andar, no Campus II da Universidade, em Novo Hamburgo (de segunda a sexta das 13h às 21h). Mais informações pelo telefone 3271-1208.

Hipermercado Bourbon Novo Hamburgo: Av. Primeiro de Março, 1111, no bairro Pátria Nova (de segunda à sábado das 08h às 22h e domingos das 09h às 20h).

Hipermercado Bourbon São Leopoldo: Rua Primeiro de Março, 821, Centro (de segunda à sábado das 08h às 22h e domingos das 09h às 20h).
Bilheteria do Teatro Feevale: no dia do concerto, duas horas antes do início do espetáculo.
*Máximo de 2 unidades por pessoa, enquanto disponíveis.
 
Planejamento cultural: Opus Promoções
Produção: Instituto de Cultura Musical da PUCRS
Apoio: Clube Premier Bourbon
Patrocínio: Tramontina, Zaffari e Bourbon Shopping
Realização: PUCRS

Informações para a imprensa:
Assessoria de Imprensa Opus PromoçõesCátia Tedesco - (51) 3235-4545 e 8181-2000 - catiatedesco@opuspromocoes.com.br
Andressa Griffante - (51) 3235-4545 e 9857-1770 - andressag@opuspromocoes.com.br
Mauren Favero - (51) 3235-4545 e 8106-6000 - mauren@opuspromocoes.com.br
Jéssica Barcellos - Estagiária - (51) 3235-4545 - imprensa@opuspromocoes.com.br