segunda-feira, 10 de maio de 2021

Direção Artística em Coros Amadores - 1

 


O REGENTE E A DIREÇÃO ARTÍSTICA EM COROS AMADORES
A direção artística em coros amadores é algo que podemos criar e sempre aprimorar, cabendo ao regente tomar esta iniciativa e conduzir todo o processo. A figura do regente diretor artístico merece nossa atenção e fomento, no intuito de melhorarmos a qualidade de nossos coros. Mesmo em concertos de custo zero, podemos aplicar um direcionamento e estruturarmos cada vez melhor nossos eventos. Tendo em vista esta possível carência, sobretudo nos grupos de estrutura mais simples, elaboramos um material que serve de base para cada regente montar seu próprio planejamento, aproveitando este momento para refletir sobre suas escolhas e seus resultados. Este material serve também para elucidar as múltiplas tarefas e preocupações que geram um considerável trabalho extra ensaio, ou seja, muitas horas a mais do que as realizadas em ensaio ou mesmo nas apresentações. Tratamos aqui de um cronograma de planejamento e execução de um concerto fictício, porém com etapas bastante reais, com ou sem custos, com mais ou menos recursos materiais e humanos. Desejamos que este material seja útil de alguma forma, a quem interessar.

PRODUÇÃO DE CONCERTO CORAL

ANO ANTERIOR AO CONCERTO

• Contatos com outros regentes, vivência com eventos de outros produtores, estudo de repertórios diversos, visitações em outras estruturas, participação em cursos de música e de produção musical, análise de concertos bem ou não tão bem sucedidos, ouvir relatos sobre outras produções, análise das possibilidades de seu grupo, projeção de várias ideias temáticas e de repertório futuro, relação do repertório com o crescimento do grupo, conteúdo didático a ser passado ao grupo e ao público através de cada repertório e cada concerto
• Definição do Título e do Tema, objetivos e justificativas
• Redação de um parágrafo descrevendo o concerto
• Definição do repertório (mesmo que possa sofrer alterações no decorrer)
• Previsão de custos com direitos autorais
• Definição do cronograma de ensaios
• Definição da data, local, tipo de entrada
• Definição da estratégia de divulgação
• Reserva do local do concerto para ensaios e o próprio concerto
• Definição das necessidades técnicas e equipe executiva (local, estrutura acústica adequada ao tema, sonorização, iluminação, recepcionistas, decoração, ambientação cênica, estrados, rebaterores acústicos, partituras, apresentador, camarins, fotógrafo, registro de vídeo, assessor de imprensa, material gráfico - programas, cartazes, material digital, redes sociais, impulsionamentos etc...)
• Definição das necessidades de corpo artístico e contratações (solistas, instrumentistas, preparador cênico, cenógrafo, demais envolvidos...)
• Definição de acessibilidade (cadeirantes, libras, traduções etc)
• Previsão de questões de segurança e aval técnico de execução (bombeiros, laudos técnicos de palco, segurança etc)
• Previsão de orçamento e busca de patrocínio

INÍCIO DO ANO DO CONCERTO
• Preparação e lançamento na mídia da agenda anual e do respectivo concerto nela inserido
• Organização dos ensaios
• Início dos ensaios
• Elaboração dos materiais gráficos e de divulgação
• Atualização constante das redes sociais do grupo
• Busca e contratações de recursos humanos e técnicos
• Encomenda, compra ou providência das partituras (se possível já no ano anterior)

1 MÊS ANTES DO CONCERTO
• Contato com os meios de comunicação (rádios, TVs, jornais, sites, blogs, meios virtuais, redes sociais)
• Encaminhamento do flyer e um texto com as informações do concerto para fins promocionais
• Intensificação da divulgação nas redes sociais do grupo
• Elaboração de posts com pequenos vídeos da preparação, fotos, mini-docs com intuito de criar expectativa no público
• Fixação de cartazes e abertura do processo de ingressos (físicos ou digitais)
• Contato com o local do concerto para garantir a tranquilidade técnica e executiva do concerto
• Convites especiais para pessoas importantes, cortesias
• Definição do protocolo do concerto e orientação do apresentador

SEMANA DO CONCERTO
• Ensaios no local do concerto para ajustes de palco, acústica, estrutura física e estrutura técnica
• Intensificação ainda maior da divulgação, gerar engajamento com o público alvo
• Ensaios gerais montando todo espetáculo, unindo todos os setores envolvidos

1 DIA ANTES DO CONCERTO
• Ensaio geral no palco, com toda estrutura exatamente igual ao concerto, nas mesmas condições ou o mais próximo possível. Ou seja, mesmo posicionamento, mesmos estrados, mesma luz, mesma sonorização, todo o repertório etc...
• Descanso

DIA DO CONCERTO
• Checagem da estrutura técnica algumas horas antes
• Preparação dos camarins (espaço, bebidas e comidas, vestiários, banheiros etc...)
• Tomada de palco com tudo funcionando, sem cansar a equipe
• Concentração do grupo e individual
• Sistema de ingressos e recepção
• Conferência e últimas orientações ao fotógrafo, captador de vídeo, sonorização, cenografia, iluminador...
• Abertura para o público
• Ambientação de luz e som
• Distribuição dos programas
• Toque do alerta de início iminente
• Abertura com apresentador
• Abertura de cortinas, se houver
• Início do concerto
• Condução do concerto de acordo com o protocolo
• Final do concerto, agradecimentos, convite para os próximos, bis, fechamento de cortinas
• Após o concerto agradecimento individual pessoalmente a cada um que participou da produção
• Organização e revisão dos camarins
• Organização e revisão do palco
• Organização e revisão do local de concerto
• Agradecimento nas redes sociais do grupo com algum registro de foto ou vídeo que mostre a grandiosidade do concerto
• Fechamento do local com o responsável
• Confraternização pós-concerto com o grupo e equipe

SEMANA POSTERIOR AO CONCERTO
• Desmontagem de palco e estrutura
• Recolhimento de materiais de produção no local do concerto
• Fechamento das tratativas com o local do concerto
• Encaminhamento de dados e pagamentos aos participantes, serviços, equipamentos e materiais
• Elaboração de uma matéria com fotos do evento e encaminhamento aos meios de comunicação
• Recebimento e divulgação das fotos oficiais
• Trabalho na edição dos áudios e vídeos do evento com o profissional encarregado
• Disponibilização do vídeo completo ou de alguns dos melhores momentos nas redes sociais
• Reunião de avaliação do concerto
• Relatório de fechamento e arquivamento de informações e imagens importantes para a história do grupo
• Fechamento de documentação comprovatória e envio para as administrações mantenedoras ou patrocinadoras

Marcio Buzatto