sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Renascença Musical - uma pequena exposição sobre o assunto


Pequena exposição sobre o período da
Renascença Musical (séc XV e XVI)

O Renascimento trouxe uma expressiva evolução tanto para a música sacra quanto para a secular. Na música sacra os compositores concentravam seus esforços em missas e motetos. As melodias do Canto Gregoriano tinham-se constituído no material básico das primeiras composições polifônicas das missas, porém Guillaume Dufay (c. 1400-1474) e outros usaram canções seculares com a mesma finalidade. Músicos dos Países Baixos dominaram o cenário musical europeu durante a segunda metade do séc. XV. O estilo polifônico estabelecido por Johannes Ockeghem (1425-1495) e Josquin des Près (1440-1521) ampliou a dimensão sonora e persistiu até o início do séc. XVI; gradualmente, porém, diversos estilos e formas nacionais começaram a surgir. Na Alemanha, o coral luterano estabeleceu suas raízes, enquanto na Inglaterra o hino (o equivalente protestante do moteto latino) assumiu seu lugar na liturgia da Igreja Anglicana. A missa polifônica alcançou seu apogeu através da obra de três grandes compositores: o italiano Giovanni Palestrina (1525-1584), o espanhol Luis de Victoria (1548-1611) e o flamengo Orlando de Lassus (1532-1594). Em Veneza, um estilo multicoral mais rebuscado foi desenvolvido por Andrea Gabrieli (1510-1586) e seu sobrinho e aluno Giovanni Gabrieli (1557-1612). Giovani Pierluigi da Palestrinha indica os rumos da música na Igreja Católica, organizando e simplificando o contraponto. No ambiente da Contra Reforma, Palestrina foi incumbido de escrever uma música que buscasse uma maior compreensão do texto litúrgico.
O madrigal era uma composição polifônica secular para diversas vozes. No início do séc. XVI compositores como Carlo Gesualdo (1560-1613) e Claudio Monteverdi (1567-1643) tornaram o madrigal um gênero altamente sofisticado e dramático. Os madrigais italianos começaram a aparecer na Inglaterra no final do séc. XVI com compositores como Thomas Weelkes (1576-1623) e John Wilbye (1574-1633). O ayre, forma menos contrapontística empregada na Inglaterra, era normalmente executado com acompanhamento de alaúde ou conjunto instrumental, tendo como destaque John Dowland (1563-1626). O italiano Claudio Monteverdi é aclamado como compositor de três óperas inovadoras e de Vespro della Beata Virgine (1610). Sua obra sacra apresenta duas tendências contrastantes: uma seguindo o estilo polifônico tradicional e outra voltada para o novo estilo barroco, para vozes solistas e corais. "Orfeu" (1607) é sua primeira ópera realmente bem elaborada, onde explorou ainda outros recursos: orquestra, coro e bailados. Seu trabalho agradou. Até o fim do século Veneza construiu mais de quinze teatros e a ópera ganhou entusiastas na Europa inteira. O alemão Heinrich Schütz (1585-1672) conheceu o novo estilo com Giovanni Gabrieli, em Veneza. Em suas composições para a Igreja Luterana aliou a tradição polifônica alemã, o estilo operístico de Monteverdi e o estilo concertante de seus contemporâneos italianos ao estilo multicoral dos Gabrieli. Nasceram aos poucos os grandes oratórios e cantatas, equivalentes da ópera em ambiente religioso.


Bibliografia recomendada:
-Massin, Jean & Brigitte - História da Música Ocidental; tradução de Maria Rezende Costa,
Carlos Sussekind, Ângela Ramalho, Nova Fronteira, RJ, 1997.

Marcio Buzatto

* Texto utilizado expecificamente para fins acadêmicos.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Coro da URI-Erechim seleciona cantores para 2011

Coro da URI-Erechim seleciona cantores



O Coro da URI-Erechim está selecionando novos integrantes. As entrevistas com o maestro Marcio Buzatto e a diretoria do grupo irão ocorrer no dia 28 de fevereiro, das 18h às 20h, na sala do coro, anexa ao ginásio de esportes da URI. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone da URI: (54) 3520-9000 ou com a presidente do coro, Kátia Molon, pelo número: (54) 8114-9195.



2011 URI Campus de Erechim - Av. Sete de Setembro, 1621 Fone (54) 3520-9000 Fax (54)520-9090Cx. Postal 743 Cep 99700-000 www.uricer.edu.br Erechim RS Brasil

Acesse também no site da URI-Erechim:

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Corais da PUCRS selecionam vozes

Corais da PUCRS selecionam vozes

O Instituto de Cultura Musical da PUCRS seleciona integrantes para:
- o Coral da Orquestra Filarmônica e
- o Coral da Totalidade (pessoas com 60 anos ou mais)

As entrevistas para o Coral da Orquestra ocorrerão de 28 de fevereiro a 4 de março, das 15 às 20h, no Salão de Atos da Universidade, no Prédio 4 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 - Porto Alegre/RS).

Maiores informações:

Endereço de e-mail:
cultura-musical@pucrs.br
Telenofe: (51) 3320 3582