quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Os Des-Mandamentos do Corista

Os Des-Mandamentos do Corista
1-Não seja pontual. Sempre que possível procure chegar para o ensaio depois da hora marcada, ao menos uns cinco minutos atrasado, mas quanto mais, melhor. Assim você sempre perderá a parte da preparação vocal que trata da respiração e sustentação, e como consequência disso o coro nunca conseguirá fazer nenhum repertório mais exigente, sempre vai estar desafinado e sem qualidade vocal por sua causa. Outra vantagem disso é que você vai desmotivar os outros coristas que costumam chegar pontualmente, se você insistir com consistência nisso, em pouco tempo o coro inteiro estará indisciplinado para tudo. Para completar, saia antes do término do ensaio, isso funciona muito bem!

2-Falte ensaios e apresentações seguidamente. Não avise ninguém de que você vai faltar, para gerar mais instabilidade. Com suas faltas o coro vai ter mais dificuldade em unificar as vozes e o repertório vai demorar mais para ficar pronto, quem sabe as músicas nunca fiquem prontas porque a cada dia um grupo diferente fará o ensaio, em decorrência das faltas. Convença outros coristas a fazerem o mesmo, sobretudo quando houver uma festa ou qualquer atividade mais importante do que o ensaio coral. Como qualquer grupo, só funciona bem se estiver completo, se alguém falta, certamente atrapalha, então falte com a consciência limpa. Saiba que faltar nunca resulta em nada, afinal, todos dependem de você e querem que você fique no grupo mesmo que você só atrapalhe.

3-Quando faltar um ensaio, para ser mais eficiente, não estude o material daquela semana. Não pergunte aos que foram ao ensaio sobre o que foi ensaiado, e se alguém se prontificar a lhe ensinar algo, fuja inventando alguma desculpa. Havendo material pré-gravado, partituras e recursos da internet, evite qualquer contato, pois isso pode te fazer sair do objetivo principal. Se você conseguir chegar ao próximo ensaio sem aprender nada do que seus colegas aprenderam enquanto você esteve ausente, vai resultar que o mesmo conteúdo tenha de ser repetido por sua causa, invalidando assim o ensaio que você faltou. Combine com seus companheiros de naipe para faltarem também, um de cada vez, para chegar ao final do ano e nada tenha sido realmente produtivo, com isso os outros vão se desmotivar por falta de resultados, tornando inútil o trabalho do ano todo.

4-Não leve lápis e borracha para os ensaios, assim você não terá como anotar nada. Se você não anotar as indicações do maestro, vai fazer com que todas as correções sejam em vão, e no próximo ensaio terão de ser refeitas. Assim todos os ensaios terão uma grande quantidade de tempo perdido. Diga que você consegue memorizar tudo, é uma boa saída para enganar a todos. Fingir que não ouviu ou não entendeu as correções também é uma boa forma de contornar e disfarçar que você estava desatento, mas o fundamental é repetir sempre os mesmos erros, o máximo de vezes possível. Todos os ensaios tem que parecer como se fossem o primeiro! Entre um ensaio e outro, não pegue suas partituras na mão, não resolva suas dificuldades, isso fica bem mais fácil quando você não tem nada anotado. É a maneira mais discreta de sabotar o aprendizado e o rendimento do coro. Não estudando em casa tudo vai ficar para ser resolvido durante o ensaio, que geralmente é curto, e você certamente vai estar preparado para que também os ensaios não funcionem nada bem. Perfeito!

5-Durante os ensaios procure sentar-se na cadeira de maneira displicente, mostrando desinteresse. Nunca sente na ponta da cadeira para que seu diafragma não consiga agir corretamente, nem que você queira. Cruze as pernas! Quando possível, saia do lugar um pouco, levante e chame a atenção para você, quando voltar mostre o máximo de indiferença pelo ensaio. Se tiver um cafezinho, não pense duas vezes, pegue ao menos um pouco e tome ali mesmo. Sentar mal não só desmobiliza disciplinarmente o grupo, mas faz com que nada resulte musicalmente bem, a voz nunca vai estar bem colocada e com intensidade suficiente, assim os trechos vão ter que ser repetidos à exaustão e ninguém vai saber o real motivo. O mais importante nesse processo é não prestar atenção em nada, ficar distante de qualquer questão pertinente ao ensaio. Deixe seu celular sempre ligado, quando tocar, atenda e atrapalhe tudo. Mandar mensagens não atrapalham muito, mas fazem com que você se desconcentre da música e pareça indiferente ao ensaio. Faça seus colegas se desconcentrarem sempre que possível.

6-Reclame sempre, não importa o motivo: reclame! Aborrecendo seus companheiros fica mais difícil de evoluir musicalmente! Uma boa maneira de reclamar é dizer que está insatisfeito com o repertório, que são músicas muito tristes e que todo mundo quer músicas mais alegres. Nada de composições corais, o negócio é cantar as músicas do rádio! Use este recurso principalmente quando você não está sabendo a sua linha melódica, com sorte o maestro pode desistir e você não precisará mais aprendê-la. Procure desmotivar a todos, mas principalmente o maestro, afinal, se o maestro fica desmotivado como é que ele vai motivar o grupo todo? Reclamar pode ser a qualquer hora, de qualquer coisa, é só usar a imaginação. Mantenha-se reclamando o tempo todo.

7-Ao término de cada música ou trecho musical, sempre que o maestro parar a música por algum motivo, faça algum barulho, converse imediatamente. Isso irrita todos os que querem aprender rápido e principalmente o maestro. Este é o momento em que ele vai querer ensinar algo, corrigir alguma coisa. Havendo qualquer barulho, esse momento de evolução não vai existir, e se você não deixar passar nenhum desses momentos, o repertório nunca vai ficar pronto. Outra vantagem disso é que se houver alguém interessado em ensaiar bem, em melhorar, certamente vai ficar aborrecido, e com sorte vai sair do coro em pouco tempo. Além de inutilizar o trabalho todo, você pode conseguir desmobilizar o grupo também, principalmente os melhores coristas!

8-Fundamental: não aprenda nada sobre teoria musical ou qualquer assunto relativo à música. Solfejo, nem pensar! Não deixe entrar em sua casa nada que seja relacionado à música clássica, mas de outros estilos não há problema algum. Se você não souber ler e não entender nada sobre música, os ensaios se tornarão um sofrimento, você terá que aprender por infindáveis repetições, levando todos seus colegas pelo mesmo caminho. Uma boa saída é dizer que você procurou o coral para cantar, e não para aprender música! Afinal, para quê aprender música? O resultado de não saber teoria musical é que você nunca vai realmente saber o que está acontecendo, vai errar a todo momento e não vai saber como corrigir. Quanto menos sobre música você souber, menos repertório o coro irá cantar, passando a maior parte do tempo tentando corrigir o que está errado do que aprendendo coisas novas.

9-Cantor de coro não deve fazer aula de canto solo ou de algum instrumento de orquestra! Aulas de canto ajudam a resolver os problemas vocais como afinação, volume, domínio vocal, extensão, etc... assim como aulas de instrumentos de orquestra fazem você ter uma destreza musical muito grande. Recuse-se sempre a aprender a solfejar! Isso faria com que você aprendesse todas as músicas em minutos, coisa que ninguém desejaria, pois não haveria mais o que ensaiar, não haveria mais trechos para repetir à exaustão. Qualquer coisa pode atrapalhar neste sentido, fique focado em sua atividade como corista, não se deixe influenciar por atividades musicais eruditas. Aproveite e não vá assistir concertos, ver outros coros e orquestras, nem passe perto disso na internet também, sempre prefira um show popular que não tenha nada a ver com música coral, ou simplesmente não assista nada. Lembre-se, seu objetivo é fazer com que a atividade coral funcione da maneira mais precária possível, nada que melhore suas habilidades musicais pode lhe desviar do objetivo.

10-Enfim, mesmo que você esteja bem humorado por conseguir cumprir todos os mandamentos com eficácia, lembre-se de que mau humor é também quesito fundamental nos ensaios corais, ninguém vai saber direito o motivo, mas por vezes o ensaio não evolui simplesmente pela falta de bom humor e atenção aos detalhes, sem muita dedicação. Dedicação? Para quê, quanto menos, melhor! 

Por Marcio Buzatto

domingo, 27 de novembro de 2011

Sobremesa Musical - Lançamento do Concurso Palco PUCRS 30/11/2011

INSTITUTO DE CULTURA MUSICAL DA PUCRS
CORAL E ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
Direção: Adriana de Almeida
Maestro Titular: Marcio Buzatto
Coordenador da orquestra: José M. Barrios


PROJETO SOBREMESA MUSICAL



ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
"Lançamento do Concurso PALCO PUCRS"


ADRIANA DE ALMEIDA Soprano        MANOELA LAMPERT Violinista


Regência de MARCIO BUZATTO




Obras de Brahms, Mozart, Fauré, MacCartney, Cassiano e S.Rangel.


 30 de novembro de 2011 (quarta-feira) às 13h
SAGUÃO DO PRÉDIO 9 DA PUCRS. Av Ipiranga 6681, Porto Alegre/RS
Entrada franca

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Orquestra Filarmônica da PUCRS no Teatro Bradesco SP - Participação de Miguel Proença e Tangos

INSTITUTO DE CULTURA MUSICAL DA PUCRS
CORAL E ORQUESTRA DA PUCRS
Direção: Adriana de Almeida
Maestro Titular: Marcio Buzatto
Coordenador da Orquestra: José M. Barrios
ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS


CONCERTO ESPECIAL NO 
TEATRO BRADESCO EM SÃO PAULO


Adriana de Almeida (soprano)
Marcello Vannucci (tenor)

Participações especiais:

Miguel Proença (piano)
Carlito Magallanes (bandoneon)
Dúnia Elias (piano)

Regência de Marcio Buzatto

No repertório o Concerto n12 em Lá Maior, de Mozart, obras de Astor Piazzola, Villa Lobos, Catalani, Leoncavallo, Puccini, Cole Porter, trechos de musicais e clássicos da música popular.

Data: 19 e 20 de novembro de 2011 (sábado e domingo)
Hora: 11h da manhã
Local: Teatro Bracesco SP (Bourbon Shopping São Paulo/SP. Rua Turiassú, 2100, andar 3.

Confira fotos e demais informações no site
de um dos mais destacados teatros do Brasil, o Teatro Bradesco:



MINITÉRIO DA CULTURA APRESENTA SÉRIE
CULTURAL TEATRO BRADESCO com: Concertos
Especiais Zaffari, dias 19 e 20 de novembro, às 11h

CONCERTOS ESPECIAIS ZAFFARI
Orquestra Filarmônica da PUCRS
Dias 19 e 20 de Novembro, Sábado e Domingo às 11h

Release



O público terá a oportunidade de assistir a apresentação da Orquestra Filarmônica da PUCRS, com obras de Mozart, Cole Porter, Piazzolla, entre outros grandes compositores.

Com o objetivo de levar música ao encontro de todos os públicos, mesclando o erudito com o popular, a Orquestra Filarmônica da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) se apresenta pela primeira vez em São Paulo, através dos Concertos Especiais Zaffari, dias 19 e 20 de novembro, às 11h, no Teatro Bradesco. Apresentado pelo Ministério da Cultura através da Série Cultura Teatro Bradesco, a apresentação brinda o público paulistano com obras de grandes compositores, como Mozart, Cole Porter e Piazzolla, sob a batuta do maestro Marcio Buzatto, acompanhado pelos solistas: Adriana de Almeida e Marcello Vannucci, e ainda com a participação especial dos músicos: Miguel Proença – Piano, Carlitto Magallanes – Bandoneon e Dúnia Elias – Piano.

SOBRE A ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS

A Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, através do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS, há mais de 30 anos vem desenvolvendo intensa programação artística e cultural. Em seu repertório destacam-se as principais óperas como: Dido and Aeneas, A Flauta Mágica, Rigoletto, Il Trovatore, A Viúva Alegre, Lucia di Lammermoor, O Barbeiro de Sevilha, Aída, Fausto, La Traviata, A Força do Destino, Nabucco, La Gioconda, Giovanna D'Arco, Carmen, Cavalleria Rusticana, L'Elisir D'Amore, Die Fledermaus, La Bohème, O Guarani, Cavalaria Rusticana e I Pagliacci. Além do repertório sinfônico clássico se encontra dentre suas performances oratórios e ballets.

O Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS têm como diretora Adriana Cardoso de Almeida, também solista. Na regência, conta com o maestro titular Márcio Buzatto e José Barrios na coordenação.

Há 24 anos realiza a principal série cultural do sul do país, os Concertos Comunitários, em parceria com a Cia. Zaffari, que atinge um público anual direto de mais de 130.000 pessoas. A orquestra ainda possui diversos CD’s gravados e acompanhou grandes nomes da música nacional e internacional como: Artur Moreira Lima, Nancy Fabiola Herrea, Milton Nascimento, Stefhen O’Mara, entre outros.

Sua criação teve à frente o maestro Frederico Gerling Junior, idealizador e responsável pela projeção e posição de destaque que o Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS alcançaram.

Regência:
Marcio Buzatto

Solistas:
Adriana de Almeida
Marcello Vannucci

Participação Especial:
Miguel Proença – Piano
Carlitto Magallanes – Bandoneon
Dúnia Elias – Piano
Acesse diretamente no site do Teatro Bradesco:
http://www.teatrobradesco.com.br/_programacao.php?id=263


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Concertos Comunitários no Encerramento da Feira do Livro 15/11/2011 - ICM PUCRS



INSTITUTO DE CULTURA MUSICAL DA PUCRS
DIREÇÃO: ADRIANA DE ALMEIDA
MAESTRO TITULAR: MARCIO BUZATTO
COORDENADOR DA ORQUESTRA: JOSÉ M. BARRIOS

 
CONCERTOS COMUNITÁRIOS - 24 ANOS


CORAL E ORQUESTRA FILARMÔNICA
DA PUCRS

CONCERTO DE ENCERRAMENTO DA 
57 FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE


ADRIANA DE ALMEIDA - Soprano   
CARLOS DUARTE (Argentina) - Tenor   
PEDRO SPOHR - Baixo


Regência de MÁRCIO BUZATTO


Árias de óperas e clássicos da música orquestral e popular.


15 de novembro de 2011 (terça-feira) às 11h da manhã.
57ª FEIRA DO LIVRO - Praça da Alfândega. Porto Alegre/RS
 
Entrada Franca

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Excertos do Requiem de Mozart na Sobremesa Musical 09/11/2011

PROJETO SOBREMESA MUSICAL

ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
Octeto do Coral da PUCRS

Excertos do
 Requiem em Ré menor, K 626, de Mozart
Regência de Marcio Buzatto

09 de novembro de 2011 (quarta-feira) às 13h         
SAGUÃO DO PRÉDIO 9 DA PUCRS. (Av. Ipiranga 6681. Porto Alegre/RS)
Entrada franca

sábado, 5 de novembro de 2011

Fotos da Ópera Carmen na PUCRS 2011

Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS
Fotos da Ópera Carmen, de Bizet
2011

Confira as fotos da Ópera Carmen, de Bizet - bastidores da montagem 2011
clicando no link abaixo: