sábado, 25 de abril de 2015

Concertos PUCRS 2015 - Choro na Pauta - Elias Barboza, Bandolim - 29 de abril



Regência: Marcio Buzatto
Solistas: Elias Barboza e Grupo Regional

Data: dia 29 de abril de 2015
Horário: 18h30min
Local: Salão de Atos da PUCRS


ENTRADA FRANCA
Para maiores informações acesse o evento no nosso facebook ou mande um email parainstituto.cultura@pucrs.br
Footer


CONCERTOS PUCRS 2015 - "CHORO NA PAUTA"
Solista: Elias Barboza, bandolim. Homenagem ao Dia Nacional do Choro.
Dia 29 de abril, 18h30min, Salão de Atos da PUCRS. Entrada Franca.
Dia 29 de abril a Orquestra Filarmônica da PUCRS faz uma homenagem ao Choro Brasileiro com o concerto “Choro na Pauta”. O mês de abril é um mês especial para o Choro, pois no dia 23 nasceu o maior expoente do gênero, Pixinguinha. E neste mesmo dia, em sua homenagem, é comemorado o Dia Nacional do Choro. Para a execução do concerto, sob regência do maestro Marcio Buzatto, a Orquestra receberá um dos mais bem conceituados músicos do gênero no RS, o bandolinista Elias Barboza, que será solista de um repertório especialíssimo, onde se encontram a “Suíte Retratos (Radamés Gnattali)” composta originalmente para bandolim, conjunto regional e orquestra, além de composições de autoria de Elias Barboza, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho e Pixinguinha, com arranjos orquestrais de Davi Coelho e Leandro Faber. Para execução da Suíte Retratos, a Orquestra receberá ainda os convidados especiais João Vicente no violão sete cordas, Fabio Azevedo no cavaquinho e Fernando Sessé no pandeiro. A produção é do Instituto de Cultura da PUCRS, que está sob a direção do prof. Flávio Kiefer.
ELIAS BARBOZA, bandolim
Gaúcho natural de Porto Alegre, Elias Barboza (25/02/87) é músico, bandolinista e compositor. Possui um sólido trabalho na área do choro brasileiro, na qual já compôs mais de 200 músicas dentre choros, valsas, polcas e maxixes. Em 2012 lançou seu primeiro disco intitulado Puro Sentimento, juntamente com o Regional Ponto a Ponto, grupo que fundou em 2011, o show contou com a presença do célebre pandeirista Jorginho do Pandeiro, líder do Conjunto Época de Ouro fundado por Jacob do Bandolim. Pelo trabalho Puro Sentimento, Elias foi indicado a quatro categorias no Prêmio Açorianos de Música 2012. Em 2014 Elias Barboza foi premiado na 28ª Moenda da Canção, festival de música que ocorre em Santo Antonio da Patrulha/RS. Seu choro “Luminoso” ganhou primeiro lugar na categoria instrumental do festival. No mesmo ano Elias Barboza foi solista da Orquestra da ULBRA, solando a Suíte Retratos, de Radamés Gnatalli, sob a regência do maestro Tiago Flores. Em 2015 Elias Barboza fez participação especial no show chamado ”Intimo”, no StudioClio, do violonista, concertista internacional, Yamandu Costa. Créditos da foto: João Freitas.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
A Orquestra Filarmônica da PUCRS foi fundada em 2004 pelo maestro Frederico Gerling Junior. Desde 2010 tem na regência o maestro Marcio Buzatto, e faz parte do Instituto de Cultura da PUCRS. Em seu repertório destacam-se algumas das principais óperas, como: A Flauta Mágica; Rigoletto; A Viúva Alegre; O Barbeiro de Sevilha; Aída; Fausto; La Traviata; La Gioconda; Carmen; La Bohème; e O Guarani, entre outras. Além do repertório sinfônico clássico, consta entre suas performances oratórios e ballets, temas de filmes, trechos de musicais e canções natalinas conhecidas em todo o mundo. Uma das realizações mais significativas da Orquestra foi a série cultural "Concertos Comunitários", parceria realizada durante 26 anos com o Grupo Zaffari, umas das principais séries culturais do sul do País. A participação da Orquestra neste projeto foi encerrada ao final de 2013. A Orquestra Filarmônica da PUCRS atua tanto em eventos dentro da Universidade como em concertos destinados ao público em geral. Dentre as principais atividades destacam-se o Projeto Sobremesa Musical, que integra a comunidade universitária e também a comunidade em geral, oferecendo diversas atrações culturais, todas às quartas-feiras, com entrada franca. Em 2014 iniciaram três séries de concertos, denominadas "Concertos PUCRS", "Concertos Especiais PUCRS" e “Concertos PUCRS na Comunidade”, atendendo o público universitário, mas entrando solidamente também no circuito cultural do Estado do Rio Grande do Sul, como mais três séries sinfônicas de concertos para a comunidade.