quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Festival de Coros do Norte Gaúcho promoverá debate sobre a atividade coral

Festival de Coros do Norte Gaúcho 
promoverá debate sobre a atividade coral



O 1º Festival de Coros do Norte Gaúcho, que acontece de 1º a 3 de setembro, nas cidades de Três Arroios, Viadutos e Erechim, vai promover uma mesa- redonda com o tema “A Atividade Coral no Norte Gaúcho”, no dia 2 de setembro. A atividade, que será conduzida pelo Maestro Marcio Buzatto, diretor artístico do Festival, inicia às 15h30min e será realizada na Sala do Coro da URI Erechim. Estão convidados regentes dos coros envolvidos na programação, coordenadores de coros e comunidade em geral que possui interesse no tema. O evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia.

O tema do debate será a situação dos corais e da música coral, levantando suas particularidades, novidades, dificuldades e anseios. Também será analisado o panorama da estrutura que cada coral possui para desenvolver suas atividades e a possibilidade de melhorá-la.

Será feito também um levantamento sobre a quantidade de grupos corais da região, assim como as diversas realidades, peculiares a cada cidade ou entidade. Ainda será realizada uma reflexão sobre o repertório coral, na questão repertório original para coro x repertório adaptado, além de um questionamento da eficácia das ações corais no elevamento do nível artístico, complexidade das músicas, amplitude de público atingido, técnica vocal e sensibilidade de interpretação, assim como o incentivo à realização de concertos regulares.

Também estão na pauta da mesa-redonda temas ligados às ações de marketing da atividade coral e o que o coral faz para divulgar suas atividades e conquistar novos públicos e novos coristas.

O Projeto do 1º Festival de Coros do Norte Gaúcho, promoção da FURI – Câmpus de Erechim e organização do Coro da URI, foi aprovado no Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul, através do edital de Concurso “Pró-Cultura RS FAC Regional”, financiado pelo Fundo Pró-Cultura RS, da Secretaria de Cultura do Estado.

O evento tem como objetivo ampliar a cultura coral na região, promovendo um grande encontro com 19 corais, em três dias de apresentações, sendo a primeira noite destinada a coros étnicos, a segunda destinada a coros adultos tradicionais e a terceira a coros infanto-juvenis. Cada apresentação terá a abertura do Coro da URI Erechim, coral anfitrião do evento. 

Acesse a notícia diretamente no site da URI Erechim: