Segue a matéria sobre a regravação do Hino de Erechim, o qual fiz a coordenação da parte coral adulto. O Coro da URI-Erechim participou da gravação representado por mim e mais três componentes. Ao todo foram sete cantores nesta parte da gravação.
Heliete Barcellos, Marinalva Nunes, Yuri Mioreli, Andrea Zenkner e Luciana Iurkievicz. Ao fundo o técnico de gravação e Marcio Buzatto.
ClicRBS: 24/12/2010
Erechim lança CD com regravações do hino do município
O hino de Erechim ganhou novas versões. O CD lançado nesta semana,  conta com onze faixas diferentes que foram gravadas com a participação  de diversos grupos de canto, orquestras e músicos erechinenses.
As partituras do hino foram reescritas pelo músico e professor  Gleison Juliano Wojciekowski, que procurou ajustar as tonalidades para  tornar o hino mais facilmente reproduzível. Ele usou como base as  partituras originais.
A autora da letra, Terezinha Becker Dilélio, confessou que agora o hino ficou “como queria”.
O hino de Erechim é uma composição conjunta.  A música, de Frederico  Schubert. A revisão final é de Oswaldo Engel. Na gravação deste novo CD,   participaram diversos artistas: Coral Universitário da URI-Campus de  Erechim, Orquestra de Concertos de Erechim, Banda de Música de Erechim,  Coral e Grupo de Música da Escola Municipal de Belas Artes Oswaldo  Engel, Coral Vocalando, Coral Municipal Infanto Juvenil, além de outros  artistas solistas.
Prefeitura Municipal de Erechim:
          Para proporcionar à população um melhor entendimento e para que ela  possa, sobretudo, cantar o hino de Erechim respeitando fielmente a sua  letra, é que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura,  Esporte e Turismo, editou um CD com regravações do hino de Erechim. A  ideia surgiu neste ano, quando foi realizado o I Fórum de Cultura de  Erechim. A regravação modificou o tom de execução do hino, tornando-o  mais audível e de fácil interpretação.
Na plateia os músicos
Taine Schettert e prefeita Ana Oliveira
Heliete Barcellos e prefeita Ana Oliveira
           O lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 23, no salão nobre da prefeitura com a presença da prefeita em exercício, Ana Oliveira, do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Edgar Paulo Marmentini, do presidente do Conselho Municipal de Cultura e coordenador do projeto, Gleison Juliano Wojciekowski, de secretários municipais, vereadores, integrantes dos grupos de canto, orquestra e músicos de Erechim que participaram da regravação do hino, bem como da autora da letra, Terezinha Becker Dilélio que veio de Porto Alegre especialmente para o lançamento do CD.
          O disco conta com onze  faixas diferentes que foram gravadas com a participação de diversos  grupos de canto, orquestras e músicos erechinenses, que trabalharam para  dar uma roupagem mais audível e fiel à composição original do hino  oficial do município. As partituras do hino foram reescritas pelo músico  e professor Gleison Juliano Wojciekowski, que procurou ajustar as  tonalidades para tornar o hino mais facilmente reproduzível, em virtude  da dificuldade dos cantores em cantá-lo no tom utilizado na gravação  antiga. Ele usou como base as partituras originais.
          Terezinha, bastante emocionada, confessou que agora o “hino ficou como  queria, onde todos podem cantar”. Marmentini lembrou que a regravação do  hino foi discutida no Fórum de Cultura de Erechim, onde os  participantes demonstraram o “intuito de poder cantar, de entender  melhor a letra que é magnífica e de a partir de então, trabalhar o hino  nas escolas municipais, estaduais e particulares e torná-lo um hábito  entre os nossos estudantes, enfim, entre a comunidade como um todo”. O  secretário sublinhou: “queremos dar ao hino de Erechim a dimensão que  ele merece”. 
           Um agradecimento especial à autora da letra, pela disponibilidade de  autorizar as novas performances (vocal, instrumental e regência) do hino  e por estar presente no lançamento do CD, foi feita pela prefeita em  exercício, Ana Oliveira. Ela também destacou as propostas relacionadas a  cultura e que integram o Pacote de Leis da Cultura, aprovado pelos  vereadores e formatado durante a realização do I Fórum em junho deste  ano. Leis como a criação do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de  Erechim, o FAACE; o projeto Empresa Amiga da Cultura, o dia 10 de cada  mês sendo oficializado como Dia da Cultura de Erechim; a instituição do  Coral Juvenil Municipal e do Grupo Vocalando em caráter oficial no  município; e a reformulação do Conselho Municipal de Cultura, fazendo a  destituição deste conselho do atual Conselho Municipal de Cultura e  Turismo fazem com que a cultura do município cresça e se desenvolva cada  vez mais. 
            O hino de Erechim é uma composição conjunta. A letra é de Terezinha  Becker Dilélio. A música, de Frederico Schubert. A revisão final é de  Oswaldo Engel. Na gravação deste novo CD, que foi realizada no estúdio  LC Produções, participaram diversos artistas: Coral Universitário da  URI-Campus de Erechim, Orquestra de Concertos de Erechim, Banda de  Música de Erechim, Coral e Grupo de Música da Escola Municipal de Belas  Artes Oswaldo Engel, Coral Vocalando, Coral Municipal Infanto Juvenil,  além de outros artistas solistas. 
Katia Molon (presidente do Coro da URI) e prefeita Ana Oliveira
 Gleison Wojciekowski e prefeita Ana Oliveira

 
 


 
 
 




