quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Erechim lança CD com regravações do hino do município

Segue a matéria sobre a regravação do Hino de Erechim, o qual fiz a coordenação da parte coral adulto. O Coro da URI-Erechim participou da gravação representado por mim e mais três componentes. Ao todo foram sete cantores nesta parte da gravação.

Heliete Barcellos, Marinalva Nunes, Yuri Mioreli, Andrea Zenkner e Luciana Iurkievicz. Ao fundo o técnico de gravação e Marcio Buzatto.

 ClicRBS: 24/12/2010

Erechim lança CD com regravações do hino do município


O hino de Erechim ganhou novas versões. O CD lançado nesta semana, conta com onze faixas diferentes que foram gravadas com a participação de diversos grupos de canto, orquestras e músicos erechinenses.

As partituras do hino foram reescritas pelo músico e professor Gleison Juliano Wojciekowski, que procurou ajustar as tonalidades para tornar o hino mais facilmente reproduzível. Ele usou como base as partituras originais.
A autora da letra, Terezinha Becker Dilélio, confessou que agora o hino ficou “como queria”.

O hino de Erechim é uma composição conjunta. A música, de Frederico Schubert. A revisão final é de Oswaldo Engel. Na gravação deste novo CD, participaram diversos artistas: Coral Universitário da URI-Campus de Erechim, Orquestra de Concertos de Erechim, Banda de Música de Erechim, Coral e Grupo de Música da Escola Municipal de Belas Artes Oswaldo Engel, Coral Vocalando, Coral Municipal Infanto Juvenil, além de outros artistas solistas.


Prefeitura Municipal de Erechim:

         Para proporcionar à população um melhor entendimento e para que ela possa, sobretudo, cantar o hino de Erechim respeitando fielmente a sua letra, é que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, editou um CD com regravações do hino de Erechim. A ideia surgiu neste ano, quando foi realizado o I Fórum de Cultura de Erechim. A regravação modificou o tom de execução do hino, tornando-o mais audível e de fácil interpretação.
Na plateia os músicos
Taine Schettert e prefeita Ana Oliveira
Heliete Barcellos e prefeita Ana Oliveira
         
         O lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 23, no salão nobre da prefeitura com a presença da prefeita em exercício, Ana Oliveira, do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Edgar Paulo Marmentini, do presidente do Conselho Municipal de Cultura e coordenador do projeto, Gleison Juliano Wojciekowski, de secretários municipais, vereadores, integrantes dos grupos de canto, orquestra e músicos de Erechim que participaram da regravação do hino, bem como da autora da letra, Terezinha Becker Dilélio que veio de Porto Alegre especialmente para o lançamento do CD.
          O disco conta com onze faixas diferentes que foram gravadas com a participação de diversos grupos de canto, orquestras e músicos erechinenses, que trabalharam para dar uma roupagem mais audível e fiel à composição original do hino oficial do município. As partituras do hino foram reescritas pelo músico e professor Gleison Juliano Wojciekowski, que procurou ajustar as tonalidades para tornar o hino mais facilmente reproduzível, em virtude da dificuldade dos cantores em cantá-lo no tom utilizado na gravação antiga. Ele usou como base as partituras originais.
         Terezinha, bastante emocionada, confessou que agora o “hino ficou como queria, onde todos podem cantar”. Marmentini lembrou que a regravação do hino foi discutida no Fórum de Cultura de Erechim, onde os participantes demonstraram o “intuito de poder cantar, de entender melhor a letra que é magnífica e de a partir de então, trabalhar o hino nas escolas municipais, estaduais e particulares e torná-lo um hábito entre os nossos estudantes, enfim, entre a comunidade como um todo”. O secretário sublinhou: “queremos dar ao hino de Erechim a dimensão que ele merece”.
          Um agradecimento especial à autora da letra, pela disponibilidade de autorizar as novas performances (vocal, instrumental e regência) do hino e por estar presente no lançamento do CD, foi feita pela prefeita em exercício, Ana Oliveira. Ela também destacou as propostas relacionadas a cultura e que integram o Pacote de Leis da Cultura, aprovado pelos vereadores e formatado durante a realização do I Fórum em junho deste ano. Leis como a criação do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Erechim, o FAACE; o projeto Empresa Amiga da Cultura, o dia 10 de cada mês sendo oficializado como Dia da Cultura de Erechim; a instituição do Coral Juvenil Municipal e do Grupo Vocalando em caráter oficial no município; e a reformulação do Conselho Municipal de Cultura, fazendo a destituição deste conselho do atual Conselho Municipal de Cultura e Turismo fazem com que a cultura do município cresça e se desenvolva cada vez mais.
           O hino de Erechim é uma composição conjunta. A letra é de Terezinha Becker Dilélio. A música, de Frederico Schubert. A revisão final é de Oswaldo Engel. Na gravação deste novo CD, que foi realizada no estúdio LC Produções, participaram diversos artistas: Coral Universitário da URI-Campus de Erechim, Orquestra de Concertos de Erechim, Banda de Música de Erechim, Coral e Grupo de Música da Escola Municipal de Belas Artes Oswaldo Engel, Coral Vocalando, Coral Municipal Infanto Juvenil, além de outros artistas solistas. 
Katia Molon (presidente do Coro da URI) e prefeita Ana Oliveira
 Gleison Wojciekowski e prefeita Ana Oliveira
  

Acesse a notícia pelos links: