quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Erechim lança CD com regravações do hino do município

Segue a matéria sobre a regravação do Hino de Erechim, o qual fiz a coordenação da parte coral adulto. O Coro da URI-Erechim participou da gravação representado por mim e mais três componentes. Ao todo foram sete cantores nesta parte da gravação.

Heliete Barcellos, Marinalva Nunes, Yuri Mioreli, Andrea Zenkner e Luciana Iurkievicz. Ao fundo o técnico de gravação e Marcio Buzatto.

 ClicRBS: 24/12/2010

Erechim lança CD com regravações do hino do município


O hino de Erechim ganhou novas versões. O CD lançado nesta semana, conta com onze faixas diferentes que foram gravadas com a participação de diversos grupos de canto, orquestras e músicos erechinenses.

As partituras do hino foram reescritas pelo músico e professor Gleison Juliano Wojciekowski, que procurou ajustar as tonalidades para tornar o hino mais facilmente reproduzível. Ele usou como base as partituras originais.
A autora da letra, Terezinha Becker Dilélio, confessou que agora o hino ficou “como queria”.

O hino de Erechim é uma composição conjunta. A música, de Frederico Schubert. A revisão final é de Oswaldo Engel. Na gravação deste novo CD, participaram diversos artistas: Coral Universitário da URI-Campus de Erechim, Orquestra de Concertos de Erechim, Banda de Música de Erechim, Coral e Grupo de Música da Escola Municipal de Belas Artes Oswaldo Engel, Coral Vocalando, Coral Municipal Infanto Juvenil, além de outros artistas solistas.


Prefeitura Municipal de Erechim:

         Para proporcionar à população um melhor entendimento e para que ela possa, sobretudo, cantar o hino de Erechim respeitando fielmente a sua letra, é que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, editou um CD com regravações do hino de Erechim. A ideia surgiu neste ano, quando foi realizado o I Fórum de Cultura de Erechim. A regravação modificou o tom de execução do hino, tornando-o mais audível e de fácil interpretação.
Na plateia os músicos
Taine Schettert e prefeita Ana Oliveira
Heliete Barcellos e prefeita Ana Oliveira
         
         O lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 23, no salão nobre da prefeitura com a presença da prefeita em exercício, Ana Oliveira, do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Edgar Paulo Marmentini, do presidente do Conselho Municipal de Cultura e coordenador do projeto, Gleison Juliano Wojciekowski, de secretários municipais, vereadores, integrantes dos grupos de canto, orquestra e músicos de Erechim que participaram da regravação do hino, bem como da autora da letra, Terezinha Becker Dilélio que veio de Porto Alegre especialmente para o lançamento do CD.
          O disco conta com onze faixas diferentes que foram gravadas com a participação de diversos grupos de canto, orquestras e músicos erechinenses, que trabalharam para dar uma roupagem mais audível e fiel à composição original do hino oficial do município. As partituras do hino foram reescritas pelo músico e professor Gleison Juliano Wojciekowski, que procurou ajustar as tonalidades para tornar o hino mais facilmente reproduzível, em virtude da dificuldade dos cantores em cantá-lo no tom utilizado na gravação antiga. Ele usou como base as partituras originais.
         Terezinha, bastante emocionada, confessou que agora o “hino ficou como queria, onde todos podem cantar”. Marmentini lembrou que a regravação do hino foi discutida no Fórum de Cultura de Erechim, onde os participantes demonstraram o “intuito de poder cantar, de entender melhor a letra que é magnífica e de a partir de então, trabalhar o hino nas escolas municipais, estaduais e particulares e torná-lo um hábito entre os nossos estudantes, enfim, entre a comunidade como um todo”. O secretário sublinhou: “queremos dar ao hino de Erechim a dimensão que ele merece”.
          Um agradecimento especial à autora da letra, pela disponibilidade de autorizar as novas performances (vocal, instrumental e regência) do hino e por estar presente no lançamento do CD, foi feita pela prefeita em exercício, Ana Oliveira. Ela também destacou as propostas relacionadas a cultura e que integram o Pacote de Leis da Cultura, aprovado pelos vereadores e formatado durante a realização do I Fórum em junho deste ano. Leis como a criação do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Erechim, o FAACE; o projeto Empresa Amiga da Cultura, o dia 10 de cada mês sendo oficializado como Dia da Cultura de Erechim; a instituição do Coral Juvenil Municipal e do Grupo Vocalando em caráter oficial no município; e a reformulação do Conselho Municipal de Cultura, fazendo a destituição deste conselho do atual Conselho Municipal de Cultura e Turismo fazem com que a cultura do município cresça e se desenvolva cada vez mais.
           O hino de Erechim é uma composição conjunta. A letra é de Terezinha Becker Dilélio. A música, de Frederico Schubert. A revisão final é de Oswaldo Engel. Na gravação deste novo CD, que foi realizada no estúdio LC Produções, participaram diversos artistas: Coral Universitário da URI-Campus de Erechim, Orquestra de Concertos de Erechim, Banda de Música de Erechim, Coral e Grupo de Música da Escola Municipal de Belas Artes Oswaldo Engel, Coral Vocalando, Coral Municipal Infanto Juvenil, além de outros artistas solistas. 
Katia Molon (presidente do Coro da URI) e prefeita Ana Oliveira
 Gleison Wojciekowski e prefeita Ana Oliveira
  

Acesse a notícia pelos links:




quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Recital de Conclusão de Curso UFSM - 2010


19/DEZEMBRO/2010 (domingo) às 19:00h  
ANFITEATRO CAIXA PRETA - CAL/UFSM    SANTA MARIA/RS
Entrada franca

RECITAL DE CONCLUSÃO DE CURSO DA UFSM
MÚSICA - LICENCIATURA PLENA - 2010

ANDRE ECKERT    LUCIANO EBLING    CHEILA OBA     IRMÃ OLINDINA MARGOTI
DOUGLAS WEISS      KARINE STRÖHER      FELIPE COUTO

Orientação de MARCIO BUZATTO

Obras de O.Lacerda, J.S.Bach, Ambrosius, Quico Neves, entre outros.
 



Recital de Conclusão de Curso da UFSM
Licenciatura Plena em Música - 2010 

Os licenciandos em música pela UFSM: André Eckert, Luciano da Silva Ebling, Cheila Mari Filippin Oba, Irmã M. Olindina Margoti, Douglas Rodrigo Bonfante Weiss, Karine Larissa Ströher e Felipe Couto encerram o curso com um recital no Anfiteatro Caixa Preta, da UFSM.  Com entrada franca, o recital será realizado no próximo domingo, dia 19 de dezembro, as 19h. A parte inicial do programa apresenta peças corais e depois segue com peças instrumentais de vários estilos e períodos. Entre outras, peças de Osvaldo Lacerda, J. Bach e Quico Neves farão parte da apresentação, que tem a orientação do Prof. Marcio Buzatto.

(Centro de Artes e Letras (CAL): Cidade Universitária, Rua Roraima 1000, Camobi, Santa Maria/RS).

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Beatles "A Razão e a Paixão" - com arranjos de Marcio Buzatto, Gilberto Salvagni e Alexandre Ostrovski

Beatles - "A Razão e a Paixão"
Orquestra Municipal de Sopros e Coral Municipal de Caxias do Sul

Arranjos de Marcio Buzatto, Gilberto Salvagni e Alexandre Ostrovski

“Beatles - A Razão e a Paixão” reconstrói a obra musical do quarteto inglês, buscando introduzir uma nova estética cênica e musical a um material mais do que consagrado: as canções dos Beatles. O espetáculo desde a sua estreia, em 2008, foi visto por mais de quatro mil pessoas.

O espetáculo nasceu da vontade de tocar e cantar os “Beatles” e pela sua importância na história da música popular. O repertório selecionado (entre 219 canções) destaca os arranjos vocais e orquestrais e a grande riqueza melódica presentes nas obras originais. O tema solidão pontua as primeiras canções, seguido pelo romantismo e pelo despertar do auto-conhecimento sugerindo um retorno ao ponto de partida. E, é nesse ciclo que o espetáculo traz à tona questões que às vezes povoam, confundem e convidam à reflexão, buscando o equilíbrio entre “A Razão e a Paixão”. Recursos cênicos, coreografias, projeções visuais, e a participação do Duo da Cia. Municipal de Dança prometem muitas emoções.

As obras são executadas pela Orquestra de Madeiras com arranjos exclusivos de Alexandre Ostrovski, Marcio Buzatto e Gilberto Salvagni. Cibele Tedesco e Gilberto Salvagni assinam a direção e o roteiro que é inspirado no poema “A Razão e a Paixão” extraído do livro “O Profeta” de Khalil Gibran.
 

 
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Orquestra Municipal de Sopros e Coral Municipal, apresenta o espetáculo “Beatles - A Razão e a Paixão” no próximo dia 14 de dezembro, às 21h na Praça Loureiro da Silva, centro de Garibaldi. O espetáculo integra a programação do Natal Borbulhante e tem entrada franca.
 
O Natal Borbulhante 2010 é uma realização da Prefeitura Municipal de Garibaldi, em parceria com o Centro Cultural e Artístico de Garibaldi (CECAR) e apoio da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (APEME) e Associação dos Vinicultores de Garibaldi (AVIGA).
 
Acesse a programação completa: http://www.garibaldi.rs.gov.br.

Kamila Zatti
Assessoria de Comunicação
Unidade de Música - Secretaria Municipal da Cultura
(54) 3901 1316 ramal 219

Sobremesa Musical com Orquestra Filarmônica da PUCRS

15/DEZEMBRO/2010 (quarta) às 13:00h       
SAGUÃO DO PRÉDIO 9 DA PUCRS. Av. Ipiranga 6681. Porto Alegre/RS.

PROJETO SOBREMESA MUSICAL
ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS
Regência de MARCIO BUZATTO

No programa músicas natalinas.

 
 Entrada franca



 

sábado, 4 de dezembro de 2010

Concerto de Abertura do Natal PUCRS - 2010

Abertura do Natal PUCRS - 2010

CORAL E ORQUESTRA FILARMÔNICA
PUCRS
Programa: Gustav Holst, Irving Berlin, Felix Mendelssohn, Andrew Lloyd Webber, entre outros.

Adriana de Almeida, soprano
Pedro Spohr, barítono
Participação especial: Ballet Concerto

Regência: Marcio Buzatto
Preparadores do Coral da PUCRS:
Lizandra Rodrigues, pianista
Paulo Bergmann, pianista
Pedro Spohr, preparador vocal
Ballet Concerto - direção de Victoria Milanez

Data: 08 de dezembro de 2010 (quarta-feira)
Programação:
18h: Mundo da Criança
20h: Montagem da Árvore - Quinteto de Sopros
20h45min: Palavras do Reitor
20h55min: Concerto
Local: Salão de Atos da PUCRS. Prédio do Instituto de Cultura Musical da PUCRS. Av. Ipiranga 6681, Porto Alegre/RS.
Entrada Franca