terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Reflexão e Agradecimento - 2011

Reflexão e Agradecimento

Este foi o ano mais complicado da minha vida, sem sombra de dúvidas. Muitas mudanças ao mesmo tempo, desafios pessoais e profissionais, por várias vezes me senti numa situação incontornável, sem solução para os problemas que não paravam surgir. Problemas aparentemente intransponíveis, nossa capacidade colocada a prova. De uma situação angustiante para outra, tudo parecia estar longe de ter um final feliz. Cheguei a conclusão de que nem sempre conseguimos fazer tudo, às vezes nem há o que fazer, resta apenas trabalhar com afinco, fazer o que está ao alcance e ter fé, pois nem tudo está perdido. Não dá para desistir sem ao menos tentar. Contudo, foi o ano em que mais aprendi com a vida, pois nos momentos mais difíceis a esperança redobra, a perseverança floresce, ganhamos força, acreditamos mais, todo o resto fica pequeno em meio a uma situação realmente difícil. Um amadurecimento induzido, uma etapa ultrapassada. Nos tempos difíceis surge a oportunidade de crescer, e é dessa forma que vejo o ano que passou. Aos poucos veio a recuperação, o céu foi se abrindo aos poucos, o sol voltou a brilhar mesmo que timidamente. Nem tudo na vida são rosas, mas se aprendermos a ver o que há de bom nas piores situações, o que há de bom nas pessoas que a princípio não parecem boas, há uma forma de renovarmos nossas forças e nos defendermos. Este foi o ano em que mais senti as pessoas torcerem por mim, foi o ano em que mais recebi votos de superação, que mais pessoas manifestaram preocupação para comigo e minha família, que mais recebi parabenizações, e que senti nas pessoas que me cercam um dos sentimentos mais importantes e verdadeiros: a generosidade. Foi o ano em que recebi as melhores e as piores críticas, foi um ano de alegrias e decepções, foi um ano de sustos e superações. Nos momentos mais difíceis ficamos sabendo com quem podemos contar, e felizmente estive rodeado de pessoas dispostas a ajudar, de amigos que eu nem imaginava que pudessem se importar comigo, de familiares que ajudaram muito. Ao passar do tempo, as coisas foram normalizando, muitas coisas boas acontecendo, os obstáculos foram sendo superados e muitos bons momentos tomando espaço. Foi um ano intenso! Como uma compensação, fatos singularmente positivos começaram a acontecer, conheci pessoas que mudaram a minha vida, tive contato com pessoas que hoje admiro pelo bom caráter, vi demonstrações de sinceridade e carinho. Sempre tive muita sorte, em vários aspectos, e tudo sempre aconteceu naturalmente, sempre estive em companhia de pessoas boas e algumas outras sensacionais, sempre tive ao meu lado pessoas singulares. Sempre tive muita sorte no trabalho, sempre tive o respeito das pessoas que mais admiro e há algo que não sei explicar, mas que me empurra pra frente de tempos em tempos. Aprendi a esperar o tempo resolver as coisas, desde que façamos a nossa parte, é claro, aprendi a exercitar a paciência, a procurar soluções, a querer ser alguém melhor. Recebi vários conselhos, fui incentivado o tempo todo, muitos acreditaram em mim. Neste ano tive prova de que a humildade e a calma podem ser o caminho mais adequado a seguir, de que às vezes podemos passar por errados sem maiores problemas, ouvir o que não queremos pode não ser o fim do mundo, desde que estivermos com a consciência limpa. Cheguei a conclusão de que é melhor nos preocuparmos mais com a consciência do que com a reputação, não deixar de lado as boas convicções, não perder a inocência de criança que todos ainda temos em algum lugar dentro de nós. Foi um ano em que comecei a procurar forças para levantar depois de ser derrubado, oferecer a outra face em vez agredir. Tive prova de que temos que aprender identificar os sofismas, que a honestidade vale a pena, acreditem nela ou não. Tive prova de que o respeito é fundamental, é a base de qualquer relacionamento, desrespeitar alguém em qualquer circunstância, significa não reconhecer que somos da mesma espécie, farinha do mesmo saco, que somos irmãos, é inconcebível! Tive prova de que é possível alcançar os objetivos sem precisar ser desonesto, sem precisar ofender ninguém, sem agir com desrespeito. Nestes tempos reconheci que não podemos esquecer de agradecer quem nos ajuda, que é preciso dizer obrigado, que é bom elogiar pequenas coisas, que é nossa obrigação tratarmos todos da mesma forma, valorizar as pessoas. Percebi claramente que nada nos dá o direito de menosprezar alguém, nada nos dá o direito de acharmos que somos mais que alguém, nada nos dá o direito de desvalorizar os outros. Como é importante cumprimentarmos todos com um sorriso sincero, sem medo de olhar nos olhos, dando um abraço, dar atenção. Neste ano que passou errei muito, acertei pouco, mas não fugi dos desafios, pois tive o apoio necessário para agüentar firme. Foi um ano muito produtivo! Repensei meus conceitos, e fiquei com eles. Pode ter certeza que me arrependi verdadeiramente dos erros cometidos e aprendi muito com eles. Esse ano me ensinou muito! Escutar mais do que falar, aprender com os mais experientes, ouvir as reclamações, tentar entender as críticas, não se deixar enganar facilmente. Comecei a prestar atenção em atitudes simples, a tentar ver o que há no interior das pessoas e não se deixar levar por preconceitos sociais ou intelectuais. Notei que é possível agirmos com humildade mesmo nos momentos em que somos desafiados a reagir. Notei que faz parte de nossa responsabilidade ajudar mais quem precisa, cada um de sua forma, isso pode fazer uma diferença positiva em nossa vida e na dos outros. Vi tantas pessoas fazendo isso e tendo resultados positivos que pretendo adotar este pensamento com mais seriedade. Hoje não sustento mais o sonho de mudar o mundo, mas alimento o sonho de mudar a mim mesmo para melhor, que é uma tarefa tão difícil quanto a primeira, e que é um exercício diário. Não tem preço deitarmos a cabeça no travesseiro de noite e concluirmos que fizemos o que estava a nosso alcance, mesmo sabendo que ainda temos mais para oferecer, que há muito para ser feito, que nunca será o suficiente. Esse ano foi também um ano de muitas realizações, e por isso agradeço profundamente a todos que fizeram parte da minha jornada, que me ajudaram de alguma forma, que são muitas pessoas para agradecer de uma a uma, por isso agradeço aqui a todos de uma só vez. Quero agradecer aos mais de uma centena de amigos que enviaram mensagens sobre minha vida pessoal e profissional. Agradeço aos familiares, aos amigos ex-colegas, aos amigos na UFRGS, aos amigos na UFSM, aos amigos dos documentários e curtas-metragens, aos amigos do teatro, aos amigos na Fecors, aos amigos na URI-Erechim, aos amigos na PUCRS, aos amigos na Federação Nacional de Meninos Cantores, aos amigos de internet que não conheço pessoalmente, aos amigos de CTGs, aos amigos do movimento coral por todo o Brasil e aos amigos colegas de profissão, por terem participação significativa na minha vida.  Agradeço às pessoas que passaram pela minha vida, deixaram boas lembranças, e talvez não voltem mais. Não preciso citar nomes, as pessoas que fizeram e fazem parte desta etapa da minha vida sabem disso e vão saber receber o meu agradecimento. Às pessoas especiais, e elas sabem que são especiais pra mim, um agradecimento especial. Também, a você que está lendo esta página agora, porque de alguma forma seu caminho está ligado ao meu, e pode não ser por acaso, como tudo em nossa vida. Agradeço de coração!


Meus sinceros votos de um ótimo 2012 para nós!

Marcio Buzatto