segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Concerto de Primavera - Coral e Orquestra da PUCRS 04/09/2011

CONCERTOS COMUNITÁRIOS – ano XXIV

CONCERTOS COMUNITÁRIOS – ano XXIV

CORAL E ORQUESTRA FILARMÔNICA DA PUCRS

"Concerto de Primavera"

Dia 4 de setembro de 2011, Domingo às 16h

Teatro do Bourbon Country (Tulio de Rose 100, Porto Alegre/RS)

 

ADRIANA DE ALMEIDA (RS) Soprano  
LUIS GAETA (ARG) Barítono 
MARCELLO VANNUCCI (SP) Tenor


Obras de Bernstein, Wagner, Catalani, Bizet, Mascagni, Queen, entre outros.

Participação do BALLET CONCERTO

Regência de MARCIO BUZATTO
Entrada Franca
OBS: Retirada de ingressos até o dia 01/09, na bilheteria do Teatro.

______________________________________________________________________
____________________________________________________________

Concerto de Primavera no Bourbon Country


Tradicional apresentação acontece no Teatro do Bourbon Country e solistas, coral e orquestra interpretam canções eruditas e populares


A série Concertos Comunitários Ano XXIV faz apresentação com entrada francaem Porto Alegre, no dia 4 de setembro. A partir das 16h, o público confere o Coral e a Orquestra Filarmônica da PUCRS sob regência de Marcio Buzatto, no Teatro do Bourbon Country.

Os solistas Adriana de Almeida, Luis Gaeta (Buenos Aires) e Marcello Vannucci (São Paulo), interpretam canções eruditas e populares, obras de Wagner, Bernstein, Catalani, Bizet, Mascagni, Ary Barroso e Tim Maia. Completam o espetáculo as coreografias do Ballet Concerto.

Principal projeto desenvolvido na área cultural pelo Grupo Zaffari, em parceria com o Instituto de Cultura Musical da PUCRS, a série oferece ao público gaúcho obras de grandes mestres da música clássica, popular e contemporânea. Em 24 anos de atividades, o projeto contabiliza número de apresentações superior a 200 em todo o Rio Grande do Sul.


LUIS GAETA – Barítono – O arquiteto Luis Gaeta graduou-se em canto no Instituto Superior de Artes do Teatro Colón, onde também é professor. Estudou com Carlos Guichandut, Gina Cigna e Margherita Wallmann. Em Florença, 1981, participou de Workshops com Tito Gobbi.  Ao longo de sua carreira recebeu diversos prêmios, destacando: Fundação Teatro Colón em (1979 e 1980), Instituto Internacional Wagner (1979), Domenico Zipoli (1980),  Associação Verdi (1984, 1985 e 1989), Associação de Críticos Musicais (1990, 1992 e 1995), Fundação Konex (1999). Na Europa interpretou: Rigoletto, I Pagliacci, Bodas de Fígaro em Bregenz; Samson e Dalila, Tosca e Don Giovanni em Palma de Mallorca. Nos Estados Unidos, Santa Bárbara interpretou a obra Estancia, de A. Ginastera. No Teatro Colón interpretou os papéis protagonistas para sua voz das óperas La Fanciulla del West, Guerra e Paz, Pique Dame, Werther, La Bohème, Mahagonny, El caso Makropulos, Barbeiro de Sevilha, Fausto,  Yolanta, Bodas de Fígaro, I Pagliacci, Os Contos de Hoffman, O Amor por três Laranjas, Madame Butterfly, Don Carlos, Romeu e Julieta, Rigoletto, Don Pasquale, Fedora, O Conde de Luxemburgo, Lucia di Lammermoor, Il Trovatore, L´Elisir D´Amore, entre outras. Cantou com a Orquestra Sinfônica de Israel sob a regência de Zubin Metha, assim como trabalhou com renomados maestros como M. Arena, O. de Fabritis, M. Pradelli, R. Gandolfi. Gravou em CD, nos estúdios de Abbey Road, junto à Sinfônica de Londres, Estância de A. Ginastera. Cantou junto a grandes artistas como: Luciano Pavarotti, Plácido Domingo,  Pierro Cappuccilli,  Regine Crespin, José Van Dam, Renée Fleming, Ferruccio Furlanetto,   Leona Mitchel,   Dolora Zajik, Mirella Freni, Marcelo Alvarez e Jose Cura, entre outros. Em 2003 substituiu Leo Nucci no rol de Tonio (I Pagliacci), no Teatro Municipal de Santiago, Chile. Em 2004 integrou os elencos das óperas Rigoletto (Lima) e La Bohème (Quito), além de comemorar seus 50 anos de carreira com um grande concerto em Lima. Tem desenvolvido sua carreira cantando nas principais cidades das Américas e Europa. Em 2007 recebeu o diploma de Acadêmico Titular da Academia Argentina de Música e Dança. Participou do concerto comemorativo aos 100 anos do Teatro Colón.


MARCELLO VANNUCCI – Tenor – Estreou em 1993 como solista do Coral Estadual de São Paulo. Incentivado pelo pai, iniciou seus estudos de canto com o Professor Benito Maresca, com quem permanece sob orientação técnica. Sua estréia na ópera foi em 1995, com Nabuco, no papel de Ismaele, junto à Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Desde então tem se apresentado em óperas e concertos, com um repertório que inclui: A Noite do Castelo, Maria Tudor, O Colombo, Salvator Rosa, O Guarani, Lo schiavo de Carlos Gomes; Alzira, Il Trovatore, Rigoletto, La Traviata, Otello, I Masnadieri, Simon Boccanegra e I Vespri Siciliani de Verdi; Cavalleria Rusticana, de Mascagni; Madama Butterfly, La Fanciula Del West, e Tosca de Puccini; Carmen de Bizet; Lucia de Lammermour, de Donizetti. Já se apresentou nos maiores palcos do Brasil sob a regência de alguns dos mais destacados regentes: Julio Medaglia, Isaac Karabtchevsky, Túlio Colaccioppo, Roberto Duarte, Frederico Gerling Junior, Roberto Minczuck , Jamil Maluf, Mario Valério Zaccaro, Silvio Barbato e Ira Levin. Participou na Espanha em 1998, do concurso de canto Vinhas, onde ganhou bolsa de estudo com a soprano Magda Olivero. No mesmo ano ganhou prêmio Carlos Gomes no concurso Maria Callas. Apresenta-se com solista de concertos sinfônicos-corais, destacando-se a Missa in Tempore Belli, de Haydn, o Réquiem de Verdi. Em 2003, dividiu o palco com a Soprano Kiri Te Kanawa em sua turnê pelo Brasil. Em 2004 participou da montagem da opera Turandot,em Belo Horizonte onde estavam  produtores e maestros de todos os estados Brasileiro obtendo uma excelente critica, tanto que será reproduzida em Novembro. Recentemente participou da montagem da ópera Aída em Medellín, Colômbia. Atualmente integra o Coral Lírico de São Paulo e prepara seu repertório com a professora Izabel Maresca.


ADRIANA DE ALMEIDA – Soprano – Teve como mestre e orientador de sua carreira tanto como cantora quanto como administradora o Maestro Frederico Gerling Junior. Atua ativamente nas realizações artísticas em Porto Alegre, participando com destaque das óperas: Rigoletto; Fausto; O Barbeiro de Sevilha; A Flauta Mágica; La Traviata; O Morcego; L’Elisir D’Amore; O Guarani; A Viúva Alegre; Carmen; La Bohème; Carmela; I Pagliacci , Il Trovatore e Aída. Dentre as principais obras do repertório sinfônico e de oratórios destaca: Requiem (Verdi); Requiem, Missa da Coroação, Exultate Jubilate e Vesperae Solemnes de Confessore (Mozart); Dixit Dominus (Vivaldi); Stabat Mater (Rossini); Stabat Mater, Missa Breve e Dois Poemas ao Sol (Gerling Jr.); Missa Theresien (Haydn); O Messias (Händel); Carmina Burana (Orff); IX Sinfonia (Beethoven); Sinfonia N.º2 (Mendelssohn) entre outras. Possui diversos CD’s gravados, destacando: Ópera Carmella, de A. Vianna; Obra para Canto e Piano de A. Vianna (Cd vencedor do Prêmio Açorianos 1994); Série Concertos Comunitários Zaffari; Cantata Rei dos Reis, de F. Gerling Junior, Oratório de Natal de Saint-Säens e CD Canções Brasileiras. Atualmente faz aperfeiçoamento em canto com o Prof. Pedro Gória. É Diretora do Instituto de Cultura Musical da PUCRS.


MARCIO BUZATTO – Maestro – Bacharel em Regência e também em Composição pela UFRGS. Foi professor substituto de Regência na UFRGS em 2005 e 2006, e na UFSM em 2009 e 2010. Dirigiu o Madrigal do Departamento de Música, o Coral da UFRGS, o Coral Porto Alegre, o Coro de Câmara da UFSM, e desde 2005, do Coro da URI-Erechim. Participa de cursos intensivos e festivais anualmente há 22 anos, na área de regência coral e orquestral. Desde 2010 está à frente do Coral e Orquestra Filarmônica da PUCRS.

CONCERTOS COMUNITÁRIOS ANO XXIV

CONCERTO DE PRIMAVERA

Dia 4 de setembro
Domingo, às 16h
Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, nº 80 / 2º andar)
Classificação: Livre
Duração: 1h30min

ENTRADA FRANCA
A retirada de ingressos acontece até o dia 1º de setembro, conforme disponibilidade, na bilheteria do Teatro do Bourbon Country, de segunda a sábado das 14h às 22h e aos domingos das 14h às 20h.
*Máximo de 2 vouchers por pessoa