sexta-feira, 5 de agosto de 2011

XII Congresso Regiona-Sul da Federação Nacional de Meninos Cantores - Nova Erechim

GERAL
NOVA ERECHIM - Encontro de Corais
02/08/2011 07:57


Aconteceu de 28 a 31 de julho de 2011, na cidade de Nova Erechim (SC) o XII Congresso Regional-Sul da Federação Nacional de Meninos Cantores - Pueri Cantore. O evento também marcou os dezessete anos de boa música do Coral dos Meninos Cantores de Nova Erechim.
Neste grande encontro de corais, estiveram presentes grupos de Santa Catarina, Paraná e um convidado de Minas Gerais. São eles: Coral Arautos do Grande Rei (Xaxim/SC), Meninos Cantores de Nova Erechim/SC, Coro Carpe Diem (Itajaí/SC), Canarinhos de Campo Largo/PR e Coral Dom Silvério (Sete Lagoas/MG).
O Concerto de abertura, no dia 28, contou com apresentação do Coral Reviver - NE, apresentação da Orquestra de Câmara - CMC - NE, apresentação da Associação Vênita Italiana - NE, apresentação do Coral dos Meninos Cantores - NE e encerramento com todos os coros – Rei dos Reis – Jack W. Hayford; Arranjo 4 vozes: Marcio Buzatto.
No concerto de Gala, dia 29, os corais fizeram suas apresentações na Capela Nossa Senhora de Fátima em Nova Erechim. No sábado, dia 30, foi cantada uma missa na Igreja Matriz Santo Antônio de Pinhalzinho, onde cada coro ficou responsável por cantar um canto da missa. No domingo, dia 19, foi cantada a grande Missa Solene, na capela Nossa Senhora de Fátima em Nova Erechim. O Congresso foi encerrado com um grande almoço de confraternização, com todos os corais participantes, famílias hospedeiras e comissão organizadora.
O prefeito Volmir Pirovano destacou a importância do evento realizado pela primeira vez no município de Nova Erechim. “Um evento desta importância como o XII Congresso Regional-Sul da Federação Nacional de Meninos Cantores realizado no nosso município nos enche de orgulho. Estão de parabéns todas as pessoas que colaboraram para a realização deste evento que foi um grande sucesso, isso nos incentiva a continuar investindo fortemente na cultura que tem grande importância na formação das nossas crianças e jovens”, destacou.
Os coros da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil são conhecidos pela qualidade do repertório que desenvolvem, abrangendo desde motetos polifônicos renascentistas, oratórios barrocos, peças seculares e religiosas de todos os períodos da história da música até música contemporânea, trabalhando com crianças desde 5 anos de idade.